Google e Samsung vão lançar som espacial rival do Dolby Atmos
Google e Samsung estão trabalhando em mais um projeto que vai além da implementação de ferramentas de IA em aparelhos móveis. As empresas também estão desenvolvendo conjuntamente uma tecnologia de áudio espacial concorrente direta do Dolby Atmos.
Por enquanto, ela é conhecida apenas como Immersive Audio Model and Formats (ou IAMF). De acordo com informações do Insight Media, ela deve chegar em TVs, soundbars, além do YouTube. Contudo, ainda não há previsão exata de quando isso deve de fato ocorrer, mas ela deve chegar ainda em 2024.
É importante destacar que, atualmente, a plataforma de vídeos do Google não possui suporte a tecnologias de áudio espacial, como o Dolby Atmos, por exemplo. Portanto, a chegada do novo padrão de otimização de som surround poderia oferecer maiores possibilidades aos criadores de conteúdo e transformar a experiência dos espectadores.
Som espacial com padrão aberto
Um dos principais diferenciais do projeto é que ele é open source. Ou seja, seu uso não exige que fabricantes de equipamentos eletrônicos realizem o pagamento de royalties para ter a licença de utilização.
Segundo informações da própria Samsung, a tecnologia pode transformar completamente a experiência de som espacial. O IAMF é capaz, por exemplo, de transmitir som na vertical, algo impossível nas tecnologias de áudio atuais, que apenas simulam emissões na horizontal.
Outro destaque é a integração com inteligência artificial e deep learning para aprimorar o áudio original do conteúdo, oferecendo assim uma experiência de som tridimensional mais imersiva aos usuários.
Um recurso que chama bastante atenção é a possibilidade de personalizar a experiência destacando aspectos específicos no som do conteúdo. Isso inclui diálogos, efeitos sonoros em cenas de ação ou a voz do narrador em uma competição esportiva, por exemplo.
Durante a CES 2024, realizada no início do mês, Samsung e Google demonstraram interesse em liberar a tecnologia ainda este ano. No entanto, a janela de lançamento ainda segue um grande mistério.