Google e WhatsApp são marcas mais influentes do Brasil, em ranking da Ipsos
A empresa de pesquisa de mercado Ipsos divulgou, nesta quarta-feira (19), a 10ª edição da pesquisa anual “The Most Influential Brands”. A lista revela as marcas mais influentes do Brasil a cada ano. Em 2022, pela primeira vez, o WhatsApp integrou o ranking, ocupando o segundo lugar da lista, atrás apenas do Google. O buscador é líder pelo 10º ano consecutivo.
Marcas nacionais, como O Boticário, Nubank e Natura, também tiveram destaque. Em relação ao ranking de 2021, cinco empresas perderam seus lugares no ranking: a Americanas, o Facebook, a Nestlé, o Mercado Livre e a Microsoft.
A pesquisa avalia as marcas mais influentes no dia a dia consumidores, considerando os fatores inovação, confiança, presença, empatia, engajamento e responsabilidade socioambiental.
Para o CEO da Ipsos, Marcos Calliari, apesar de a pandemia ter afetado o comportamento e a relação dos consumidores com as marcas, os resultados da pesquisa demonstram que algumas empresas souberam se adaptar e se destacaram em um cenário desafiador.
“A nossa pesquisa reforça que, além de produtos e serviços de qualidade, é importante que as marcas criem conexões emocionais com os consumidores e transmitam valores com os quais eles se identifiquem”, completa.
Confira as 10 marcas mais influentes do Brasil:
- YouTube
- Amazon
- Samsung
- O Boticário
- Netflix
- Nubank e MasterCard (empate técnico)
- Natura