O novo serviço do Google se chama Helpouts e funciona como uma espécie de central que une interessados em conselhos a experts em várias áreas. Nada exatamente novo, mas sendo algo do Google, é bom ficar de olho.
A grande sacada do Helpouts, nome do novo serviço que ainda está em fase de testes, é a facilidade que a infraestrutura do Google oferece a profissionais e clientes. No Helpouts entram a tecnologia de vídeo chamadas do Hangouts e todo o gerenciamento de agenda, pagamento, classificação e pesquisa por parte dos consumidores. É como uma App Store para experts em determinados assuntos. E como em toda loja de apps, o Google fica com um pedaço do faturamento — no caso, 20%.
Profissionais e empresas que decidirem oferecer seus serviços via Helpouts poderão cobrar por minuto ou sessão, além de oferecerem serviços gratuitamente. Algumas áreas já conhecidas do serviço são: Casa e jardinagem, Computadores e eletrônicos, e Gastronomia. Há relatos de que organizações como a Sears e os Vigilantes do Peso estejam entre os parceiros do Google para essa iniciativa.
Faz alguns séculos que a ideia de que “conhecimento é poder” está por aí. Com o Helpouts, o Google quer transformar conhecimento em lucro — e dividi-lo com quem domina várias áreas do conhecimento humano. À primeira vista, ganha todo mundo. No momento o Helpouts está fechado para convites, mas você pode deixar seu email lá caso tenha se interessado pela ideia. [Helpouts via The Verge]