A busca do Google ficou ainda mais inteligente

Hoje, 15 anos após o lançamento do Google, o vice-presidente sênior de busca da empresa, Amit Singhal, nos falou sobre os rumos atuais da gigantes das buscas. Não é exatamente surpreendente que o foco primário esteja na capacidade do motor de entender o que você quer, não importa o jeito que você fale. Respostas O […]

Hoje, 15 anos após o lançamento do Google, o vice-presidente sênior de busca da empresa, Amit Singhal, nos falou sobre os rumos atuais da gigantes das buscas. Não é exatamente surpreendente que o foco primário esteja na capacidade do motor de entender o que você quer, não importa o jeito que você fale.

Respostas

whatsapp invite banner

O Knowledge graph – a mais recente adição ao motor sabe-tudo do Google – está crescendo. Você pode dizer, por exemplo “Fale sobre pintores impressionistas” e ele vai apresentar um esquema para você observar diferentes tipos de impressionismo. Clique em cubismo, e veja um pouco sobre Picasso. Na essência, ele está adicionando mais camadas.

ku-xlarge (4)

Você também pode usar isso para fazer comparações. Você pode, por exemplo, dizer “Compare azeite de oliva e óleo de coco” para encontrar uma comparação com informações nutricionais. Também dá para comparar planetas, e praticamente qualquer coisa.

Isso está sendo adicionado ao app Google Search, que vai ser atualizado tanto no Android quanto no iOS. Notificações push serão a novidade no iOS, e é algo que muitas pessoas pediam. Isso significa que será possível definir lembretes. “Lembe-me de comprar fraldas quando estiver na rua”, e ele vai lembrar. É bem conveniente.

ku-xlarge (5)

Atualização no motor

O Google mudou mais uma vez a forma como o seu motor funciona. Caffeine era o nome do último algoritmo de busca. Nos últimos meses, ele foi substituído pelo Hummingbird. O Hummingbird é uma mudança bem profunda de como o Google Search indexa as páginas da web. Ele lê as páginas de maneira diferente, e se esforça para uma compreensão mais contextual do que está escrito nela. Qual a sua relevância, o seu significado, e como se relaciona com outras páginas.

Esse tipo de mudança era necessária. Afinal, se estamos fazendo perguntas ao Google do mesmo jeito que perguntamos a outros humanos, o motor de busca precisa ter um entendimento mais humano das informações. Sim, é um pouco assustador, mas – em teoria – deve oferecer resultados mais precisos para as nossas questões cada vez mais complexas.

Você pode ler mais sobre as atualizações no blog do Google Search.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas