_Google

Google Instant chega oficialmente ao Brasil

Atualmente, usando a barrinha do Chrome ou mesmo a página do Google, eu daria nota máxima para a velocidade de busca do Google. Mas, sabe como é, esse pessoal que trabalha com buscas nunca está satisfeito. E hoje, o Google Brasil anunciou a adição do Instant, o sistema que mostra as respostas enquanto você digita […]

Atualmente, usando a barrinha do Chrome ou mesmo a página do Google, eu daria nota máxima para a velocidade de busca do Google. Mas, sabe como é, esse pessoal que trabalha com buscas nunca está satisfeito. E hoje, o Google Brasil anunciou a adição do Instant, o sistema que mostra as respostas enquanto você digita o que procura — ou seja, ele quer ser mais rápido que seu pensamento.

O novo sistema mostra a paranóia do Google com a otimização da velocidade de buscas: enquanto você está digitando, os algoritmos já estão trabalhando. Se isso pode parecer algo trivial em termos individuais, esse ganho de 2 a 5 segundos na velocidade da busca, é como um grande troféu para os engenheiros de Mountain View. Segundo o Google, se cada pessoa utilizar o Instant, 3,5 bilhões de segundos serão salvos diariamente. Pode ser uma forma de devolver todos os milhares de minutos perdidos com o doodle da guitarra e do Pac-Man.

A tarefa não foi fácil para o Google, que não teve apenas que adaptar seus algoritmos, como também precisou atualizar questões de JavaScript e cache para carregar as novas páginas de buscas — que mudam freneticamente — de forma que o usuário sinta que há um robô maluco pensando em todas as possibilidades possíveis de busca por trás da tela do computador (e, bem, isso não deixa de ser verdade).

No fim das contas, para nós, meros mortais, o Instant é um bom modo de eliminar um clique no Enter e uma forma ainda mais animal de ficar exibindo a internet para a família, mostrando que estamos vivendo no futuro, onde máquinas leem nossos pensamentos antes mesmo de digitarmos uma busca. Para o Google, trata-se de um passo importante para facilitar nossa vida e, consequentemente, nos fazer voltar todos os dias à janela de busca do site. Ah, e para lançar a versão nacional do Instant, o Google Brasil lançou um vídeo no mínimo curioso. Confira:

http://www.youtube.com/watch?v=RqLrJi-iPEA&feature=player_embedded

[Google Instant via Google]

Sair da versão mobile