_Google

O Google I/O 2017 está chegando: o que esperar do futuro do Android, Chrome e mais

Vamos cobrir a conferência que começa nesta quarta, e vale dar uma olhada nesta prévia que preparamos para você

A conferência anual de desenvolvedores do Google, a I/O, começa na quarta-feira, dia 17 de maio, e vai até o final da semana. Nós vamos cobrir o evento de lá, trazendo todas as principais notícias. Mas, antes, vamos dar uma olhada no que podemos esperar da conferência deste ano.

• Microsoft perdeu uma grande oportunidade de transmitir a imagem que precisava na Build
• As inteligências artificiais do Google serão treinadas diretamente do seu celular

Grandes produtos como Android e Chrome provavelmente vão receber a maior atenção, e certamente vai ter pelo menos alguma notícia sobre novas empreitadas como realidade virtual. Então, o que nós provavelmente vamos ver no evento? Aqui vai um bom chute.

Novos detalhes sobre o Android O

Imagem: Eduardo Woo

Não seria uma conferência Google I/O de verdade sem nenhuma novidade sobre um dos produtos mais populares da empresa, o Android. O sistema operacional vai ganhar uma versão 8.0 esse ano, e o Google já nos deu alguns detalhes, com seu preview para desenvolvedores que foi revelado em março. Nós sabemos que a atualização vai melhorar a vida da bateria em dispositivos mais antigos, acrescentar picture-in-picture em produtos de Android TB e deixar os usuários ficarem livres de notificações por 15 minutos, 30 minutos ou uma hora. Esperamos saber ainda mais sobre a atualização no evento.

E também tem o nome. Por agora, o sistema operacional foi não oficialmente apelidado de Android O, seguindo o esquema alfabético de nomeação da companhia. Mas o Google tem um histórico de juntar esses lançamentos com alguma sobremesa para ficar mais atraente. Então qual vai ser? Android Oreo? Hmmm, Oreos…

Um Google Home e um roteador Wi-Fi em um

Imagem: Gizmodo / Alex Cranz

O Google lançou seu alto-falante com inteligência artificial no Google I/O ano passado, e rumores indicam que nós podemos ver uma versão atualizada esse ano. Como nós falamos na nossa resenha oficial, o Google Home era melhor em entender comandos por voz do que o Amazon Echo, mas não cumpriu nossas expectativas pois não fazia o bastante.

Suspeitamos que o Google vá acrescentar consideravelmente mais capacidades ao alto-falante nesse ano, incluindo a habilidade de fazer ligações telefônicas, de acordo com uma reportagem do Wall Street Journal. Outro rumor que vimos por aí é de que o Google pode apresentar uma nova versão do alto-falante inteligente que também serviria de roteador Wi-Fi, de acordo com reportagem da CNBC. Especula-se que o dispositivo funcione exatamente como o Google Wifi da conferência do ano passado, mas dessa vez também como um alto-falante inteligente.

Chrome ganha uma atualização imensa

Alguns anos atrás, o Chrome era só um pontinho no universo Google. Agora, é um dos produtos mais populares da companhia, e isso é, em parte, graças à crescente popularidade dos Google Chromebooks.

A conferência desse ano provavelmente vai apresentar alguma notícia sobre o Chrome OS e sua capacidade de rodar um número cada vez maior de aplicativos Android, ao menos baseado em especulação. A expectativa já há alguns anos é de que o Google una o Android e o Chrome em um sistema operacional extraoficialmente chamado de “Andromeda”. Uma das chaves principais para essa especulação é que cada vez mais aplicativos Android funcionam no Chrome.

Outros rumores sobre o Chrome incluem uma atualização para o navegador que tem um ad-blocker pré-instalado. A princípio, a ideia parece antiética para o Google, já que a companhia depende de propagandas para sua receita. O que provavelmente vai acontecer é que o Google vai encontrar um jeito de diminuir as propagandas mais virulentas.

Nada sobre o Pixel 2

O Google lançou o primeiro telefone Pixel em outubro, então provavelmente não veremos uma versão nova no Google I/O nesse ano. O vice-presidente sênior de hardware do Google, Rick Osterloh, até disse em uma entrevista para o Android Pit que vai existir uma segunda versão do telefone mais tarde nesse ano.

O telefone “vai continuar premium”,segundo a entrevista de Osterloh para o Android Pit, e isso está de acordo com outros rumores sobre o aparelho. O mais empolgante sendo o recente investimento do Google em telas LG, que muitos acreditam ser uma indicação de que o Pixel 2 vai ter uma tela OLED curva. Sabendo disso tudo, parece que não vamos saber mais nada de novo na conferência.

O Google Assistant fica bem mais inteligente

O Google lançou um concorrente para a Siri, da Apple, no ano passado chamado Assistant, que achamos um tanto burrinho demais para ser um assistente digital realmente útil a princípio. Isso deve mudar rapidamente já que, em abril, o Google lançou uma prévia para desenvolvedores do Google Assistant SDK, que deixa os desenvolvedores construírem novas capacidades para a plataforma.

Novidades em realidade virtual e mais

O Google lançou seu novo headset Daydream VR um ano atrás na Google I/O, então é pouco provável que vejamos algum hardware novo. Ainda assim, está claro que a empresa está profundamente interessada em realidade virtual. Desde que o Google Cardboard foi lançado na conferência de 2014, virou um costume a companhia nos dar novidades de para onde ela acha que o futuro de realidade virtual está indo.

A companhia também provavelmente vai falar sobre produtos menos empolgantes como o Hangouts, que recentemente virou um produto da empresa. Também podem existir atualizações para os aplicativos de mensagem Duo e Allo, especialmente agora que o Google acabou de anunciar que podem fazer emojis personalizados baseados nas suas selfies.

Então, há também projetos de que certamente não vamos ouvir nada empolgante a respeito. Por exemplo, o Android Wear 2 foi lançado no evento do ano passado e ainda está tentando entrar em dispositivos mais antigos. Portanto, não esperamos ouvir muitas novidades nesse fronte. Também o Chromecast Ultra foi lançado em outubro, então é meio improvável recebamos algum novo aparelho de streaming.

Sair da versão mobile