O Google lançou hoje o Oppia, uma ferramenta de código aberta para a criação de atividades interativas online que ajudem a ensinar coisas.

O Oppia, segundo o Google, coleta dados que mostram como os aprendizes interagem com a plataforma e oferece essas informações para serem exploradas pelos tutores para aperfeiçoarem suas atividades interativas – chamadas de “explorações” dentro da ferramenta. Eis como o Google descreve:



O Oppia faz isso ao modelar um mentor que exibe questões para o aprendiz responder. Com base nas respostas, o mentor decide qual questão perguntar a seguir, qual feedback dar, se deve se aprofundar, ou prosseguir para algo novo. Você pode pensar nele como um sistema de feedback inteligente que tenta “ensinar uma pessoa a pescar” em vez de simplesmente dar a resposta correta ou marcar a resposta dada como errada.

Para o desenvolvimento das explorações, o Oppia conta com uma série de recursos, como um editor de interface gráfica online, um painel de estatísticas, possibilidade de criação e edição colaborativa, além de poder incorporar as suas explorações em qualquer site na internet.

A ferramenta é gratuita e já está online – você pode conhecê-la por aqui. [Google via The Next Web]