O Google Maps é uma das coisas maravilhosas que fazem um smartphone valer a pena: ele traz informações essenciais de forma instantânea. Mas o Google anunciou que, com a atualização mais recente, os apps para iOS e Android agora exibirão anúncios de acordo com o que você pesquisar.
Assim como nas telas acima, você não necessariamente obterá o melhor resultado do Google com base em sua localização quando buscar por algo.
No exemplo acima, a pesquisa é por lojas de jardinagem. Se uma loja acrescentar as novas extensões de localização do Google para sua campanha do AdWords, ela vai aparecer no topo – depois vêm os resultados orgânicos. O anúncio, como sempre, será indicado como tal.
Isso não deve ser muito surpreendente e, claro, não dá para ficar irritado com isso: o Google gastou uma quantidade enorme de dinheiro fazendo o melhor app de mapas que há, e ainda o oferece de graça. Nós íamos pagar por ele de alguma forma, e esta não é uma abordagem tão invasiva. Ainda assim, é mais um lembrete de que o usuário não é o cliente: somos o produto. [Google]