O Google está levando o Material Design para todos os seus principais apps no Android e iOS. Primeiro foram Gmail e Google Agenda, e agora é a vez do Maps.

O novo visual “cria superfícies e sombras que refletem o mundo real”, diz o Google, com camadas e botões que se movem para você saber exatamente onde tocar.

Por exemplo, quando você seleciona um local, aparece o nome dele na parte inferior da tela. Toque nessa área, e um card com mais informações – fotos, resenhas e mais – vai “saltar” por cima do mapa.

O app também aumentou a integração com o Uber, serviço de carona remunerada que compete com táxis. Ele está disponível em 45 países e 217 cidades, incluindo São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.

Uber no Google Maps

Se você tiver o app do Uber instalado no seu smartphone, já pode chamar um carro diretamente através do Google Maps, mas agora verá também uma estimativa de quando o carro vai chegar, e quanto a corrida vai custar.

Nos EUA, o Maps se integrou ao OpenTable para o usuário fazer reservas de restaurante diretamente através do app. Isso não funciona em outros países, no entanto.

O novo Google Maps para Android e iOS estará disponível “ao longo dos próximos dias”. Se você quiser o app agora mesmo, pode baixar o APK no Android Police. [Google Lat Long Blog]