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Google quer levar realidade virtual para crianças com a fabricante de Hot Wheels

O View-Master é um dispositivo que você leva aos olhos para ver imagens em 3D estereoscópico. O Google vai transformá-lo em óculos de realidade virtual.

A Mattel, fabricante dos carrinhos Hot Wheels e das bonecas Barbie, também é conhecida nos EUA pelo brinquedo View-Master: um dispositivo que você leva aos olhos para ver imagens em 3D estereoscópico. O Google vai transformá-lo em óculos de realidade virtual.

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O novo View-Master é basicamente um headset no qual você coloca o smartphone para entrar na realidade virtual, bem semelhante ao Google Cardboard ou mesmo ao Samsung Gear VR. Você controla a interface através de um botão na lateral.

O brinquedo original, lançado em 1939, tinha discos nos quais ficavam as imagens estereoscópicas. Você podia trocar o disco para ver outras imagens. No novo View-Master, funciona diferente: em vez de inserir os discos, você apenas os coloca em cima da mesa e olha para eles com o headset – o app View-Master vai exibir as imagens na tela.

A Mattel se refere a eles como “discos de experiência”, que funcionarão como uma espécie de representações físicas dos vários apps especiais para o View-Master. Um executivo diz ao USA Today que poderá oferecer imagens de Star Wars e Star Trek, por exemplo. Você poderá usar o headset sem qualquer um dos discos, é claro, assim como em qualquer dispositivo baseado no Google Cardboard.

A Mattel insiste – sem dar uma explicação mais clara – que ele terá suporte a smartphones de todos os tamanhos e sistemas operacionais, presumivelmente através de um futuro app View-Master para iOS, além de todos os apps compatíveis que você encontra na Play Store do Android.

O novo View-Master estará disponível no quarto trimestre, provavelmente em outubro, a um preço aproximado de US$ 30 – isso inclui o headset e um disco. Kits com três discos custarão US$ 15. [View-Master via Mattel]

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