Você realmente confia nas escolhas de privacidade que uma empresa gigante como o Google faz por você? Não! Assuma o controle. O Google reprojetou sua página de conta e deixou mais fácil entender exatamente que dados e informações você está entregando para a empresa.

A nova página Minha Conta facilita ajustes de privacidade e segurança:

Google - interface do minha conta

As primeiras coisas que você deve fazer — especialmente se você nunca checou suas configurações anteriormente — são o Check-Up de Privacidade e a Verificação de Segurança.

Check-Up de Privacidade mostra quais informações o Google está armazenando e exibindo em todos os seus serviços, e permite que você escolha o que quer manter ou o que quer desligar.

A vantagem de entregar alguns dados é que isso permite ao Google ajustar seus serviços para você. A desvantagem é que, se você entregar tudo, de localização a histórico de navegação, o Google fica com um registro muito detalhado do que você faz online e onde vai.

Eu, pessoalmente, deixo um monte dessas coisas ativadas porque gosto de serviços personalizados, mas você não está errado em ficar assustado com isso e preferir desativar o rastreamento de dados.

Verificacao de seguranca do Google - completa

Por sua vez, a Verificação de Segurança passa pelas configurações de acesso à sua conta. Ela permite que você configure a autenticação de dois fatores (que você deveria usar), e mostra quais dispositivos e serviços estiveram acessando sua conta.

Há também um prático guia “eventos de segurança” que lista as alterações recentes feitas nas suas configurações de segurança. Por exemplo, eu recentemente revoguei privilégios a um velho aplicativo de agenda que usei há alguns anos.

Como eu já disse: se você não tomar o controle das suas configurações de privacidade em suas contas, eles tomarão por você. Acesse a página Minha Conta neste link. [Google Brasil]