Período de Copa do Mundo é um tempo em que quase tudo é abraçado pelo torneio, e diversos setores da economia procuram sua maneira de se destacar na conversa geral. Com tecnologia, não é diferente, e, entre as empresas de tecnologia, o Google quer se destacar no modo como influencia a experiência do torcedor de acompanhar a competição. Para isso, apresentou nesta quinta-feira (7), em São Paulo, uma série de novidades.

• Versão mais leve do Android estreia no Brasil com smartphones a partir de R$ 399
• Art Selfie: Google ajuda a achar obra de arte que mais se parece com você

Se você acompanha futebol e gosta da Liga dos Campeões da Europa, já deve ter se deparado em algum momento com um card de uma partida ao pesquisar uma equipe específica que acabara de jogar, como, por exemplo, o Real Madrid. Você pode ver que, além de informações do clube, a busca retornava um atalho para o vídeo com os melhores momentos da última partida dos madridistas na Champions League.

Isso irá acontecer também durante a Copa do Mundo, com o resumo do último jogo na Copa de cada seleção que você buscar no Google aparecendo já no topo da pesquisa. Mas também tem novidade: a busca do Google irá gerar um widget “Ativar placar”, que você poderá arrastar pela tela e até mesmo deixar por lá, sempre podendo ser acessado, enquanto navega por outros apps. Ele traz o placar do jogo, mostrando as informações desta maneira, por exemplo “BRA 7 X ALE 1” — sejamos otimistas, né, pessoal?

Imagem: Google

Além do widget e do vídeo de resumo da partida, o card com as informações trará também um novo espaço com fotos, comentários e as jogadas mais importantes dos jogos em tempo real. Uma outra novidade é que o Google Trends terá uma visualização interativa com dados sobre os interesses de busca relacionados ao torneio na Rússia.

O Google Assistente também ficará mais inteligente, para sanar suas dúvidas em relação à competição, incluindo perguntas como “qual time será deixado de fora com esse resultado” ou “quantas vezes os dois países se enfrentaram”.

Por fim, fechando o tour por serviços Google, Maps, Street View e Earth ganham alguns recursos, com a seção explorar do primeiro trazendo listas de lugares para assistir aos jogos em 13 cidades da América Latina (não especificadas), e proprietários de bares e restaurantes poderão listar seus negócios como “bons para assistir a esportes”. O Street View teve as ruas dos estádios da Copa atualizadas, enquanto o Earth terá um tour com imagens de satélites de todos os palcos do Mundial.

Imagem: Google

Há pelo menos duas edições da Copa, o uso de uma segunda tela tem crescido exponencialmente durante as partidas, e o Google quer transformar significativamente essa experiência. Mergulhar no Mundial e se cercar de informações será mais simples do que nunca. Só esperamos que em campo o Brasil também nos dê motivos para comemorar.

Imagem do topo: Google