Google agora pode te dizer com qual obra de arte você se parece — só falta funcionar no Brasil
Se você viu um monte de pessoas compartilhando fotos delas acompanhadas de imagens de obras de arte que se parecem com elas, saiba que a culpa é das habilidades de reconhecimento facial do Google e da sua gigante base de dados. A empresa recentemente adicionou um novo recurso em seu aplicativo Art & Culture, que permite aos usuários tirarem uma foto e instantaneamente ter acesso a uma lista de retratos que se parecem com eles. Infelizmente, por ora, a funcionalidade não está disponível no Brasil, apenas em localidades selecionadas, como os Estados Unidos.
• Google Art Project agora tem a arte das ruas de São Paulo
• 23 localizações sensacionais do Google Street View que não são ruas
Se você não sabe como funciona, o processo é simples: baixe o app, vá até a opção “Is your portrait in a museum?” (o seu retrato está em um museu?), tire uma foto de seu rosto, e o Google vai achar qual obra de arte mais se parece com você.
This is addictive. Google Arts and Culture app will tell you which museum painting looks most like you. Please call me Manuel from now on. pic.twitter.com/8LKG8bRkO2
— David Wade (@davidwade) January 14, 2018
Enquanto a interface é super simples, por trás tem todo um sofisticado sistema de reconhecimento facial que mapeia as características do rosto do usuário, o que também inclui a necessidade de editar as fotos e reorientá-las para que proporcionem uma visão clara. O Google, então, compara estes “mapas” com outros parecidos em sua base de dados de 70 mil obras de arte presente no Google Art Project.
De modo geral, Google Art and Culture é muito bom em exibir obras de arte que se parecem os usuários — mesmo quando eles tentam enganar o sistema com maquiagens ou chapéus. Aqui vão alguns exemplos postados no Twitter:
Hey good morning everyone, this Google Arts and Culture app is scary. pic.twitter.com/yt2kSYMWyM
— Ding Dong Daddi (@sixthsentz) January 13, 2018
#IamArtAndArtIsMe #lush #GoogleArts #GoogleArtsandCulture @lushcosmetics pic.twitter.com/tXMqiCacAE
— Danil Chernyy (@DanilCh) January 13, 2018
the google arts and culture app thing is really cute lol comparing myself to old paintings has always been a secret mood booster ngl pic.twitter.com/x2tuY5DTB1
— ❄? Kiana Bee ?❄ @ALA (@2kb33) January 13, 2018
Torn between which one I think is better likeness with the Google Arts and Culture app. pic.twitter.com/uSw8RmOip8
— Felicia Day (@feliciaday) January 13, 2018
Alguns resultados são inesperados, ainda que sejam, digamos, bem precisos? Abaixo alguns exemplos de usuários que provavelmente não tiveram os resultados que eles imaginavam:
Just got owned by Google Arts and Culture app. pic.twitter.com/RTQCPQ3AR1
— Adam The Greatest C.P.A. Morris (@aimorris) January 13, 2018
GO HOME, GOOGLE ARTS AND CULTURE APP, YOU’RE DRUNK pic.twitter.com/rhbHBLOb1h
— kim windyka (@kimlw) January 13, 2018
google arts and culture app truly believes i am. prince ferenc. pic.twitter.com/7og8esJQyy
— vero ?️? (@cIassicdog) January 13, 2018
Honestly fuuuuuuuck google arts and culture pic.twitter.com/8W4gLO48PJ
— Linz (@LinzElah) January 14, 2018
Os resultados podem variar. Sempre mostrava que eu parecia com um retrato do político Anton Francesco degli Albizzi (1486-1537), feito em 1525 por Sebastiano del Piombo, que o museu de Belas Artes de Houston descreve como “arrogante, incansável e que foi decapitado por traição por Cosimo I de Medici, um grão-duque da Toscana”. Eu não acho que me pareço com este cara, mas pelo menos a descrição parece fazer algum sentido.
O app Arts and Culture está disponível na Play Store e na App Store — apenas lembrando que, por ora, a funcionalidade não está funcionando no Brasil. Entramos em contato com a empresa para saber se existe alguma previsão para o recurso estrear localmente, e quando tivermos uma resposta, atualizaremos o post.
O Google diz que não armazena as fotos tiradas pelo usuários, e que elas só são usadas para este processamento para comparação de imagens. De qualquer jeito, vale lembrar que ao usar o app, você está consentindo que está contribuindo para o sistema de reconhecimento facial da empresa.