Ao fazer buscas no Google, geralmente surgem anúncios ao redor dos resultados; às vezes, há mais propaganda do que links relevantes. Você terá esse mesmo prazer na busca da Play Store.
Quando você fizer buscas na loja do Android, vai surgir no topo uma sugestão patrocinada. A ideia é oferecer aos desenvolvedores mais uma forma de divulgar seus apps – a Play Store tem mais de um milhão deles.
E claro, com isso o Google pode ganhar mais dinheiro com anúncios, que compõem aproximadamente 90% da receita da empresa.
O GIF abaixo ilustra como isso vai funcionar: busque por um app de cupons/hotéis/viagens, e a primeira opção será uma propaganda. Haverá uma pequena etiqueta ᴀɴúɴᴄɪᴏ para indicar isso.
O Google explica que as propagandas serão distribuídas aos poucos: “um conjunto limitado de usuários começarão a ver os anúncios de um grupo piloto de anunciantes, que já usam anúncios de busca do Google em seus apps”.
Essa é uma estratégia semelhante à do Facebook, que vem ganhando bastante dinheiro ao recomendar apps no feed de notícias. E essa novidade na Play Store surge dias depois de o Google comprar a Toro, empresa que ajuda desenvolvedores a divulgar seus apps através do Facebook.
Em 2014, o Google pagou mais de US$ 7 bilhões a desenvolvedores que distribuem apps e jogos na Play Store. [Google via Re/code e The Next Web]