Google+ segue na ativa com novo design e está recebendo uma atualização
O Google+ recebeu um redesign há alguns meses para tornar a rede social mais rápida e mais focada em Coleções e Comunidades. Agora, o novo visual será o padrão para todos os usuários, e virá com alguns recursos adicionais.
Segundo a gerente de projeto Danielle Buckley, o novo G+ agora permite aos usuários adicionar fotos e GIFs animados em comentários (algo presente no Facebook há anos).
Além disso, uma nova central de notificações na web permitirá ver e gerenciar sua atividade recente na rede social; e proprietários e moderadores de comunidades terão mais controle sobre quem publica posts.
O Google+ está centrado em dois recursos: Coleções (uma maneira de agrupar mensagens por tema) e Comunidades (mais semelhantes ao Facebook que ao finado Orkut). Em breve, elas serão oferecidas para empresas, sendo integradas aos serviços Google for Work.
Desde o redesign em novembro, as Comunidades passaram a receber 1,6 milhão de cliques no botão “Participar” todo dia, em média (antes eram 1,2 milhões). Enquanto isso, o dobro de Coleções estão sendo seguidas por dia.
Apesar dos esforços, o Google+ ainda segue pequeno se comparado à concorrência. A Adweek disse no ano passado que existem apenas cerca de 212 milhões de usuários ativos na rede social (das 2,2 bilhões de contas do Google).
Pouco a pouco, torna-se menos necessário usar uma conta do Google+. O YouTube e a Play Store não exigem mais uma conta na rede social para que você possa deixar comentários; e serviços como o ótimo Google Fotos se tornaram independentes.
Ainda assim, se você estiver interessado no Google+, com seu design responsivo e menor consumo de dados, o novo visual chegará a todos “ao longo dos próximos dias”. O design antigo ainda ficará disponível no link “Voltar para versão clássica”, mas a empresa não diz por quanto tempo.
[Danielle Buckley via VentureBeat]