Há muito tempo especulado, o projeto de streaming de games do Google enfim foi anunciado nesta segunda-feira (1º). Inicialmente conhecido como Yeti, ele se chama Project Stream e irá permitir que os jogadores joguem games por streaming a partir do navegador Google Chrome. E o primeiro título a aparecer na plataforma será Assassin’s Creed Odyssey, que será lançado nesta sexta-feira (5).

Em um post de blog, o Google descreve o Project Stream como um “teste técnico para resolver alguns dos maiores desafios do streaming. Para esse teste, vamos forçar os limites com uma das aplicações mais exigentes para o streaming — um jogo popular”.

A parceria com a Ubisoft fará do Assassin’s Creed Odyssey o primeiro jogo a ser testado no Project Stream, e, segundo o Google, um número limitado de usuários que toparam participar do beta poderão usufruir do jogo a partir do Chrome em seus computadores e notebooks. A empresa diz que as vagas disponíveis para testar o Project Stream são limitadas — e só elegíveis para maiores de 17 anos que moram nos Estados Unidos —, mas que aqueles que estiverem interessados e se encaixarem nos critérios devem se inscrever neste link.

O grande benefício do streaming de jogos é não exigir uma máquina muito potente para rodar jogos de gráficos avançados, e, para esse primeiro título, tudo o que o Google traz como “exigência” para uma boa experiência é uma conexão de 25 Mbps.

De acordo com o Kotaku, essa é apenas a primeira parte de uma grande iniciativa do Google para entrar no mercado de jogos de maneira relevante. A remoção da barreira limitante de um hardware potente é aquilo em que a empresa aposta como diferencial para ter sucesso. Em junho deste ano, uma pessoa familiarizada com o projeto dentro do Google afirmou que a experiência seria simples: “imagine jogar The Witcher 3 dentro de uma aba no Chrome”.

Um título pesado como Assassin’s Creed Odyssey será um excelente primeiro teste para as capacidades da plataforma. E o jeito é esperar até essa sexta-feira para ver o que os primeiros relatos dizem sobre a experiência.

Por ora, só temos a captura abaixo do gameplay do jogo:

Imagem do topo: Reprodução/Google