_Google

Google permitirá excluir automaticamente seus dados de localização e atividade

Usuários poderão deletar automaticamente dados de localização e atividade na web e em apps em dois intervalos diferentes: 3 ou 18 meses

Carsten Koall/Getty Images

Saber que nossos aplicativos coletam muitas informações sobre nós — alguns por anos — pode ser perturbador. Os vários apps do Google são os principais entre eles, e a empresa disse que ouviu pedidos de usuários para tornar o gerenciamento de seus dados um processo mais simples. A empresa anunciou na quarta-feira (1º) que está lançando um novo recurso para permitir que os usuários excluam automaticamente seus dados de localização e atividade após três ou 18 meses.

De acordo com o TechCrunch, a funcionalidade irá estender ao histórico de navegação de um usuário no Chrome, assim como aos dados do aplicativo e à funcionalidade Google Discover para Android. Quando perguntado pelo Gizmodo para confirmar, a empresa não quis afirmar até que ponto o recurso de exclusão automática se estende a seus produtos, mas ele deve ser aplicado aos serviços que usam seu login do Google.

Essa funcionalidade é bem legal e bem-vinda. O Google já tem ferramentas em vigor para ativar ou desativar dados de localização ou atividade de aplicativo, e os usuários ainda conseguem excluir seus dados manualmente. Mas ninguém tem tempo para isso, e esse novo recurso provavelmente ainda permitirá que os aplicativos do Google atendam às necessidades dos usuários enquanto também limpam seus dados dentro de um prazo razoável. O Google rastrear algumas de suas atividades pode tornar sua navegação mais conveniente a curto prazo, mas ninguém quer que os dados fiquem lá para sempre.

Um porta-voz do Google disse ao Gizmodo por e-mail que a empresa chegou a prazos de três e 18 meses depois de descobrir que eles eram os preferidos pelos usuários, já que os dados podem ser representativos de uma temporada de três meses ou de várias temporadas.

O Google disse que esse recurso vai primeiro chegar para os dados de localização, então sendo expandido para a web e para os dados de aplicativos “nas próximas semanas”.

Isso absolve o Google de todos os seus pecados de coleta de dados e privacidade? Não. Mas o recurso é uma oferta de paz bem-vinda de uma empresa cuja coleta de dados é quase inevitável. E, embora isso certamente não proteja os usuários de todos os dados que a empresa coleta sobre eles, eu aceito.

Sair da versão mobile