A ATAP, divisão de Tecnologia Avançada e Produtos que o Google herdou da Motorola há quase um ano, quando vendeu a empresa para a Lenovo, tem trabalhado arduamente para imaginar e construir o futuro. O portfólio é impressionante e inclui a construção de uma rede global de balões para oferecer internet e a tentativa de nos convencer a prender computadores diante de nossos olhos. No entanto, uma ideia que é realmente fascinante é o Project Ara, smartphone modular do Google — e nós demos uma olhada mais de perto no projeto.

Na segunda conferência anual de desenvolvedores do Project Ara, a equipe revelou detalhes sobre a Spiral 2, terceira iteração do protótipo Ara. A revelação do novo (e atraente) protótipo desapontou um pouco. O Google, inclusive, disse que não deveríamos ter esperança de comprar um destes em breve. Para compensar este caso clássico de decepção com um novo gadget, eles nos deram algumas imagens de alta resolução como um agrado. Bom, já é o suficiente para ficar babando.

A capinha

project ara 01 case

Esta é uma bisbilhotada em um smartphone Ara completamente sem utilidade prática. Até a tela e a câmera frontal ou o alto-falante são módulos opcionais, ou seja, hipoteticamente, você poderia alternar entre telas de baixa e alta resolução, como preferir. Isso é bem legal. Mas, ao mesmo tempo, há muitos pontos passíveis de falha aqui. Fabricado para uma troca constante de módulos, o Google ainda vai precisar de mais tempo para desenvolver o produto.

project ara 02 traseira

Um olhar mais próximo a dois painéis traseiros lado a lado.

Os módulos

project ara 03 módulos

O smartphone Ara é todo feito de módulos. Módulos anteriores incluiam Wi-Fi / Bluetooth, câmera, bateria, processador gráfico, armazenamento, etc. Hoje, o Google anunciou mais alguns, incluindo uma bateria extra, um alto-falante, e um sensor de poluição. O Google vai começar a testar o smartphone em Porto Rico e tem em vista vender esses bichinhos em trailers parecidos com food trucks.

project ara 04 mais modulos project ara 05 mais mais modulos

Juntando tudo

project ara 06 gif montagem

Esta é a ideia poderosa por trás do projeto Ara — ter o smartphone exatamente como você quer, exatamente quando você precisa dele. Indo para uma viagem longa e precisando de uma bateria mais duradoura? Troque a tela por uma de baixa resolução e coloque alguns módulos extras de bateria. Precisa tirar ótimas fotos do jogo de futebol do seu filho? Pegue um módulo da câmera cheio de megapixels. É um sonho ambicioso, certamente, e não vai ser todo mundo que vai curtir isso, mas é uma ideia que vale a pena explorar, só para ver até onde ela vai.

project ara 07 montagem project ara 12 montado traseira project ara 11 montando do outro lado project ara 10 montado project ara 09 montagem tela project ara 08 montagem do outro lado

Lançamento

O “último telefone que você vai precisar comprar” não estará disponível num futuro próximo. O Google diz que o super empolgante smartphone modular será lançado em… Porto Rico?

Sim, o território insular dos Estados Unidos será o primeiro lugar em que você poderá conseguir este smartphone maluco. O Google irá lançar um piloto de mercado limitado até o final de 2015. Não temos certeza do que aconteceu com a data de lançamento de janeiro 2015 que tinha sido divulgada anteriormente. Talvez ela fosse só para os desenvolvedores.

project ara 13 slide porto rico

Mas, sério, por que Porto Rico? Dê uma olhada acima nos slides do Google. Caso você não consiga ler as letrinhas pequenas, o Google diz que Porto Rico tem uma população muito diversificada de usuários de smartphones, um monte de operadoras, é uma “porta de entrada para o mundo” já que é um ponto de junção de cabos submarinos. Também ajuda o fato de poder realizar entregas em qualquer lugar da ilha no mesmo dia. Ah, e claro, tem algumas zonas de livre comércio em que o Google está de olho.

project ara 14 slide

Dito isto, este é apenas um piloto: um lançamento completo do Ara pode estar mais distante, ou talvez nem mesmo acontecer. “Nós não sabemos a resposta para essa questão”, disse a diretora da ATAP Regina Dugan, quando perguntada sobre quanto tempo pode levar entre o piloto de mercado e um lançamento global completo. Vê o roteiro acima? Estamos apenas na fase Spiral 2.

E como o Google vai vender os smartphones Ara para os porto-riquenhos? Food trucks! Sim, eles vão transformar alguns food trucks em lojas móveis, e rodar com elas por toda a ilha, demonstrando os produtos ao vivo.

Apesar da decepção de saber que uma coisa tão interessante quando o Ara não estará disponível tão cedo, a ideia continua sendo ótima e ainda pode revolucionar o mundo dos smartphones.

project ara 15 food truck