Em junho, o Google pagou US$ 500 milhões para adquirir a Skybox Imaging, conhecida por suas imagens e vídeos de satélite em alta resolução. Agora, o Google começa a oferecer essas imagens para ajudar as pessoas – inclusive você! – a realizarem projetos bacanas.

No novo programa, chamado Skybox For Good, a empresa vai fornecer fotos atualizadas de satélite para pessoas e organizações, a fim de ajudá-las em “projetos que salvam vidas, protegem o meio ambiente, promovem a educação, e impactam positivamente a humanidade”, diz a empresa.

Como exemplos, a Skybox cita estudar os efeitos da mudança climática no mundo, desativar minas terrestres no Sri Lanka, organizar campos de refugiados na África e Oriente Médio, entre outros. Espera-se que as imagens possam fornecer um nível extra de informações para entender o que está acontecendo na superfície do nosso planeta.

Esta iniciativa faz parte do Google Earth Solidário, programa criado em 2007 que ajuda organizações sem fins lucrativos e de benefício público a usarem as ferramentas de mapeamento do Google.

O projeto Skybox For Good começa em fase beta com um grupo seleto de parceiros. Mas há uma boa notícia para nós: Google e Skybox estão publicando todas as imagens no Google Maps Engine sob licença Creative Commons, para que você também possa usá-las também de graça. Elas estão disponíveis em formato TIF no link a seguir: [Google Maps Engine via Skybox Blog via TechCrunch]