_Google

Google Street View chegou ao oceano

A Grande Barreira de Coral na Austrália é a maior formação natural de corais no planeta, e você pode vê-la em toda a sua glória – e sem sair do computador – com o Google Seaview. Basta clicar aqui. A Catlin Seaview Survey, uma colaboração entre Google, a Universidade de Queensland (Austrália) e o Caitlin […]

A Grande Barreira de Coral na Austrália é a maior formação natural de corais no planeta, e você pode vê-la em toda a sua glória – e sem sair do computador – com o Google Seaview. Basta clicar aqui.

A Catlin Seaview Survey, uma colaboração entre Google, a Universidade de Queensland (Austrália) e o Caitlin Group, vai realizar um diagnóstico de saúde sobre o sistema de corais através de um levantamento panorâmico submarino usando foto e vídeo. O programa já fez vistorias preliminares, mas o grupo planeja realizar o maior componente do projeto – três levantamentos em 20 pontos da barreira de coral – em setembro.

As imagens são capturadas por uma câmera de 360 graus (na verdade quatro SLRs convenientemente posicionadas com lente fisheye/olho de peixe) fixada na ponta frontal do DPV (Veículo de Propulsão para Mergulho) para levantamentos em baixa profundidade, e versões robóticas para levantamentos entre 30 e 100m. O grupo também espera estudar se (ou como) o comportamento migratório de tubarões-tigre, tartarugas-verdes e raias-diabos está sendo afetado pelo aquecimento global.

A partir de hoje, você pode acessar estas imagens via Google Seaview, além de ver os vídeos do projeto no YouTube. [SeaviewUniversity of Queensland via New Scientist]

Foto por Caitlin Seaview Survey

Sair da versão mobile