O Google sabe como levar você para outros lugares sem sair de frente do seu computador, seja com o Street View, que mostra ruas e avenidas de vários lugares do mundo, seja com o Art Project, que exibe galerias de vários museus. Agora, ele vai te levar também para cemitérios, começando com o histórico Cemitério de São João Batista, no Rio de Janeiro.

Chamado de “mais famoso cemitério do Brasil” pelo Google em seu blog, o Cemitério de São João Batista é o primeiro da América Latina a ser mapeado desta forma pelo Google. Os 183 mil metros quadrados da necrópole foram capturados a pé durante dois dias e agora podem ser vistos por qualquer pessoa com acesso ao Google Maps.

trekker2

Inaugurado em 1852, o local tem um grande acervo artístico, além de abrigar túmulos de personalidades como a cantora Carmen Miranda, o dramaturgo Nelson Rodrigues, o cineasta Glauber Rocha e o compositor Tom Jobim, entre muitos outros. O blog do Google tem links para alguns desses túmulos — e também fez uma piadinha de gosto duvidoso no Twitter sobre o Feriado de Finados:

https://twitter.com/roinujoilen/status/652118746627186689

Ao G1, o historiador Milton Teixeira falou um pouco sobre a importância do mapeamento:

“Esse mapeamento vai permitir que o cemitério seja desmistificado como local de morte e afastamento, e se torne um local de encontro e arte. O acervo histórico de lá é único no Brasil. São mais de 30 obras de Bernardelli, Humberto Cozzo e de outros mais que são desconhecidos dos historiadores da arte. Ao mesmo tempo, permite que encontremos personalidades da história do Brasil que não sabíamos que estavam enterradas ali”, afirmou Teixeira.

Você pode dar uma voltinha no Cemitério pela janela abaixo:

[Google Blog Brasil via G1]