À medida que o dia de ir às urnas se aproxima, algumas plataformas se preparam de diferentes maneiras para também participar da tradição democrática de certa forma. O Google Trends, por exemplo, ganhou uma página especial que exibe as principais pesquisas dos brasileiros em relação às eleições presidenciais de 7 de outubro.

Quais os candidatos mais pesquisados? De que maneira sua popularidade nas buscas do Google evoluiu até agora? E quais os temas que mais preocupam a população brasileira? Tudo isso foi disponibilizado na plataforma, chamada de Central de Dados do Google Trends.

A página mostra o interesse de busca nos candidatos presidenciais nos últimos 7 ou 30 dias, a divisão desse interesse por estado, região, quais perguntas mais foram feitas em relação aos candidatos, os temas relacionados à eleição mais pesquisados em 2018, além de uma relação de temas pesquisados nos últimos dez anos, mostrando bem as tendências atuais de discussão política no País, com expressões-chave como “feminicídio” e “reforma trabalhista” disparando recentemente, por exemplo.

De forma complementar, a página “Na busca do candidato” traz uma experiência interativa para exibir o que as pessoas pesquisam no Google em relação aos candidatos, com as principais palavras-chave atreladas a eles. A interface traz ainda coisas como temas predominantes de cada um, a distribuição desses temas, um comparador entre dois candidatos, além de como a pesquisa de dois candidatos específicos se entrelaçam na média.

O Google afirma estar tentando elevar a qualidade do debate e facilitar a compreensão das tendências em meio às eleições. Em tempos de disseminação de notícias falsas e boatos, não faz mal ter mais uma ferramenta à disposição para entender o que está acontecendo em um período tão turbulento.