Google, Twitter, Facebook ou YouTube: qual o mais visitado de 2023?
A predominância é dos gigantes da internet. Mas qual lidera a audiência mundial e com quantos acessos? Segundo dados da SimilarWeb, plataforma de análise de tráfego, até o início de junho, estão no topo da lista as grandes plataformas de tecnologia e as principais redes sociais do momento – Google, YouTube, Facebook, Twitter e Instagram (veja o top 10 abaixo).
De tempos em tempos, surgem novas ferramentas e soluções que podem abalar essa lista: é o caso da inteligência artificial, que trouxe o Open AI para os 50 mais acessados, com 1,9 bilhões de visitas por mês.
O site da empresa responsável pelo ChatGPT está na 17ª posição. Em 46º lugar está o site brasileiro de notícias “globo.com”, com 724 milhões de acessos mensais. Já o Google, líder do ranking, contabilizou 88 bilhões de visitar por mês.
Ascensão da IA generativa
Outro site que tem ganhado espaço é o Bing, com 1,3 bilhões de visitantes por mês, na 27ª posição da lista. O motor de pesquisa da Microsoft foi muito favorecido pelo boom da IA generativa, consolidando-se como concorrente legítimo na categoria de ferramentas de busca, rivalizando com o Google.
A ascensão da Open AI, que surfa na mesma onda, também é expressiva. O tráfego web do site disparou ao longo do ano, passando de cerca de 20 milhões por mês no ano passado para a casa dos bilhões em maio de 2023. Em breve, o site responsável pelo ChatGPT pode ultrapassar gigantes como o TikTok e a Amazon.
Veja os 10 sites mais acessados; Google lidera
1. Google (google.com) – 88 bilhões de acessos/mês
2. YouTube (youtube.com) – 33,4 bilhões de acessos/mês
3. Facebook (facebook.com) – 17,4 bilhões de acessos/mês
4. Twitter (twitter.com) – 6,6 bilhões de acessos/mês
5. Instagram (instagram.com) – 6,6 bilhões de acessos/mês
6. Baidu (baidu.com) – 5,3 bilhões de acessos/mês
7. Wikipédia (wikipedia.org) – 4,7 bilhões de acessos/mês
8. Yandex (yandex.ru) – 3,4 bilhões de acessos/mês
9. Yahoo (yahoo.com) – 3,3 bilhões de acessos/mês
10. WhatsApp (whatsapp.com) – 3,1 bilhões de acessos/mês