O Google anunciou hoje o Desafio de Impacto Social, um concurso para organizações sem fins lucrativos que dará R$ 1 milhão para projetos que usem tecnologia para ajudar a melhorar o mundo.
ONGs e qualquer outra empresa filantrópica registrada no Brasil podem apresentar um projeto para o Google que, de alguma forma, use a tecnologia para ajudar a solucionar problemas sociais. Como assim? Qualquer coisa – entre os exemplos dado pelo Google estão um projeto de filtro d’água, feito na Índia, que gerou impacto em 3 milhões de crianças que passaram a beber água potável. Não precisa usar tecnologia do Google nem nenhum dos seus serviços – basta ser uma boa ideia com um grande impacto que melhore a vida de muita gente.
O desafio foi apresentado na manhã de segunda-feira no escritório do Google em São Paulo. Ao todo, serão distribuídos quatro prêmios de R$ 1 milhão para as organizações vencedoras. Elas devem apresentar o projeto através deste site. A inscrição é bastante detalhista, como destacou Flavia Simon, gerente de marketing do Google. A ideia é que as organizações apresentem projetos consistentes, de preferência com pesquisas que reforcem os meios para o resultado desejado. Basta que a organização seja registrada no Brasil para participar – não importa se o projeto já foi apresentado para outro grupo em busca de financiamento, ou se já recebe algum tipo de financiamento, ou se pretende ir atrás de mais financiamento além do oferecido pelo Google. O importante é que os R$ 1 milhão sejam usados para o projeto em si.
As inscrições vão até o dia 12 de março. Depois disso, serão avaliados por funcionários do Google e, no dia 29 de abril, 10 finalistas serão apresentados. Essas dez ideias serão analisadas por um painel de juízes formado pela empreendedora social Viviane Senna, o músico MV Bill, o empresário Josué Gomes, o apresentador Luciano Huck e Jacqueline Fuller, diretora do Google.org, o braço filantrópico do Google. Os juízes decidirão três dos vencedores. O quarto será definido por uma votação com participação do público. O resultado final será divulgado no dia 8 de maio. Os vencedores receberão de uma vez R$ 1 milhão e a implementação do projeto será acompanhada pelo Google.
O Brasil é o terceiro país a receber este desafio – ele também foi realizado no Reino Unido e na Índia, e neste último, especialmente, foi muito bem recebido. Fábio Coelho, diretor-geral do Google Brasil, espera que os brasileiros abracem mais o projeto do que a Índia. Por lá, mais de 1000 projetos foram apresentados, e a votação do público teve mais de 1 milhão de participantes. É claro, a população brasileira é muito menor do que a indiana, mas Coelho acredita que os brasileiros são mais abertos a essas ideias. [Desafio de Impacto Social Google]