É bastante provável que seu smartphone ou tablet tenha Gorilla Glass. Este vidro reveste a tela de quase 1.400 produtos de 40 fabricantes diferentes. E a nova geração promete ser mais resistente do que nunca quando seu gadget cair no chão.

A Corning, fabricante do Gorilla Glass, derrubou centenas de dispositivos para coletar dados sobre a resistência de vidros de acordo com a superfície de contato. Assim, eles descobriram que vidros trincam mais de 70% das vezes ao caírem em superfícies ásperas, como concreto e asfalto.

Por isso, a Corning se concentrou no desempenho do vidro nesse caso específico. A empresa promete que, se o Gorilla Glass 4 cair de uma altura de 1 m em uma superfície áspera, ele não trinca 80% das vezes. Isso seria até duas vezes melhor do que a concorrência.

Claro, essas são as palavras da fabricante, por isso estamos ansiosos para ver o Gorilla Glass 4 passando por testes reais. E, como você nota no vídeo acima, eles simulam as quedas com a tela virada para baixo – só que as quedas mais assustadoras são quando o dispositivo bate em um dos cantos. Bem, é um começo!

A Corning diz que já está distribuindo o Gorilla Glass 4 para as fabricantes. Os primeiros smartphones e tablets com o vidro mais resistente devem ser lançados no primeiro trimestre de 2015. [Corning via The Verge]