Às vezes, quando você menos espera, acontece algo que chocoalha a sua vida com tamanha força que poderia levar ao chão um prédio de 6 andares. Normalmente isso é inesperado, mas dessa vez você pode esperar com data marcada: hoje, dddddiiiaaa cacacacattttorzzeeee dedede juUuuuUUuuUUlho.

Sacou? Hã, hã? Ah, esquece.

Hoje você pode ver (ou não) o prédio acima ser destruído (ou não) por um terremoto de magnitude 7.5. O prédio de madeira será testado na maior mesa de terremotos do mundo, em Miki, no Japão. Os enormes motores hidráulicos reproduzirão o terremoto de 1994 em Northridge amplificado uma vez e meia.

Este experimento — que acontece às 11:00 EDT (ou 13:00 no nosso horário) — tem o objetivo de verificar a efetividade de estruturas de madeira contra terremotos. No entanto, eles já testaram o prédio na mesma mesa, sob condições bem mais amenas:

De acordo com o engenheiro civil Michael Symans, do Rensselaer Polytechnic Institute, é surpreendente que o prédio tenha resistido tão bem aos primeiros dois testes. Mas ele acrescenta que "realmente não sabem o que vai acontecer" neste novo experimento. Ah, seu provocadorzinho. Eu também não faço ideia, mas espero que seja um acontecimento realmente vibrante! [Webcast via Wired]