_Eletrônicos

Grado Labs criou um fone de ouvido espetacular feito com barril de uísque

Diferentemente de muitas marcas reverenciadas de áudio, a antiga Grado Labs ainda não empregou rappers, atletas ou ícones da moda para ajudar no marketing dos seus excelentes fones de ouvido e cartuchos fonográficos. Mas antes de você descartar a sua primeira incursão no mundo dos produtos de marca, você precisa saber duas coisas: o parceiro […]

Diferentemente de muitas marcas reverenciadas de áudio, a antiga Grado Labs ainda não empregou rappers, atletas ou ícones da moda para ajudar no marketing dos seus excelentes fones de ouvido e cartuchos fonográficos. Mas antes de você descartar a sua primeira incursão no mundo dos produtos de marca, você precisa saber duas coisas: o parceiro é um uísque e os fones de ouvido são surpreendentes.

De acordo com o engenheiro-chefe (e fundador da Grado Labs) John Grado, a empresa recebe ligações de agentes esportivos e marqueteiros o tempo inteiro, mas ele nunca se importou com isso. “Não preciso pagar ninguém para dizer que meus fones são bons”, ele me disse ontem quando me apresentou os fones de ouvido Bushmills x Grado. Então por que se juntar à Bushmills?

Para começar, Grado gostou de saber que estava trabalhando com uma empresa antiga como a que ele criou – a Grado Labs está na indústria do áudio há 60 anos. Além disso, o projeto era uma oportunidade de superar uma série de desafios, como ver se uma empresa séria de áudio conseguiria trabalhar bem com novos amigos.

Superficialmente, os novos fones de ouvido Bushmills x Grado podem não parecer grande coisa. As caixas de som da empresa sempre foram feitas de madeira e, neste caso, elas são feitas com barris de pinho branco usados para envelhecer o uísque da Bushmills. Quando a Bushmills se aproximou de John Grado para discutir o projeto, a primeira coisa que Grado fez foi ter certeza que de alguma forma poderia usar a madeira na criação do fone. “Nós ouvimos falar nos barris e sabíamos que era algo que poderia ser usado.”

Mas produzir os novos fones de ouvido não era tão simples como construir um design já existente da Grado com o novo material e estampar o logo da Bushmills nele. As exigências do produto forçaram a Grado a construir um fone de ouvido com a traseira fechada pela primeira vez. Muitos audiófilos preferem a traseira aberta porque eles conseguem espaço que permite que o ar – e consequentemente as ondas de som – circule para frente e para trás, dando aos fones de ouvido um som mais natural e aberto do que quando são isolados do mundo. Mas como a colaboração da Bushmills precisava do logo da Bushmills em algum lugar, eles são fechados. Eles abrem nos lados, então ainda há espaço para o ar passar.

Em termos de design, a Grado descobriu uma maneira de transformar barris em speakers que ao mesmo tempo possuem um som excelente e podem ser facilmente fabricados. Protótipos normalmente quebravam durante o processo de montagem. Para fazer os fones com o som ideal, a Grado adicionou massa na forma de um pequeno pedaço de madeira para afinação para dar peso e robustez.

O filho de Grado, Johnatan (e a celebridade representante da Bushmills, Elijah Wood) checaram o som para garantir que a audiência jovem gostaria do produto final. E o som é realmente excelente. “É bom saber que esse ouvido antigo ainda funciona direito”, disse Grado.

O som que você consegue com o Bushmills x Grado é bem claro, com a qualidade esperada dos produtos da Grado. Eles são leves comparados a produtos de plástico industrial e metal disponíveis por aí, e a construção da headband parece um pouco frágil, o que faz com que o preço de US$ 400 assuste muita gente. Devemos aqui lembrar que existem ofertas mais baratas da Grado com qualidade de som comparável.

Se o fone colaborativo com a Bushmills é bem-sucedido ou não depende da sua perspectiva. Considerando a excelência sônica, os fones Bushmills x Grado vão ganhar força no ponto estético, já que a comunidade tradicional de áudio não vai levar uma coisa assim a sério, não importa o quão incrível ele seja.

Mas para o resto de nós, este é um produto manufaturado que parece realmente ter sido feito a mão, e com um acabamento rústico de madeira adorável. Não é o tipo de fone de ouvido que você colocará na sua mochila, mas quem comprá-lo certamente vai querer andar por aí com ele. Ele é atraente, caro e delicado. É refinado como um bom uísque, e, como um bom uísque, se ele vale ou não o alto custo é questão de ponto de vista.

Sair da versão mobile