Ainda estamos em junho de 2022, mas o Grammy já prepara novidades para a próxima edição. A Recording Academy dos Estados Unidos, que presenteia anualmente os profissionais da indústria musical com o prêmio Grammy, anunciou nesta quinta-feira (09) mudanças na 65ª edição, que acontece em 2023.
Entre as novidades está a adição de cinco novas categorias ao GRAMMY Awards, que foi divulgado por meio do site oficial da organização. Uma das principais é o “Compositor do Ano”, com destaque para quem escreve as canções. Confira:
- Compositor do ano, não clássico
Reconhece a excelência escrita, a profissão e a arte da composição, homenageando os compositores mais prolíficos que não estão se apresentando e os que não produzem pelo seu corpo de novos trabalhos lançados durante um ano de elegibilidade. - Melhor Performance de Música Alternativa
Uma categoria de faixa e single que reconhece as melhores gravações em uma apresentação alternativa de um artista solo, artistas colaboradores, dupla estabelecida ou grupo estabelecido. - Melhor Performance Americana
Uma faixa e uma categoria única que reconhece a excelência artística em uma performance americana de um artista solo, artistas colaboradores, dupla estabelecida ou grupo estabelecido. - Melhor trilha sonora para videogames e outras mídias interativas
Reconhece a excelência em álbuns de trilhas sonoras compostas predominantemente por partituras originais e criadas, especificamente, para um videogame atual ou outra mídia interativa lançada dentro do período de qualificação. - Melhor Álbum de Poesia Falada
Uma categoria de álbuns que reconhecem a excelência em álbuns de poesia com ou sem música.
E as novidades ainda não param por aí! A partir do ano que vem, o Grammy também premiará a “melhor música para mudança social” como mérito especial. O prêmio será determinado por um comitê e confirmado pelo Conselho de Curadores da Academia de Gravação.
Segundo comunicado, as canções precisam “conter conteúdo lírico que aborda uma questão social oportuna e promove a compreensão, a construção da paz e a empatia.”
Além da inclusão de novas categorias, as novidades de 2023 também abrangem mudanças nos processos de inscrição e votação do Grammy.
A mais importante foi na categoria “Álbum do Ano”, uma das mais concorridas da premiação. Agora, para ser elegível, o álbum precisa ter 75% do tempo de reprodução com músicas inéditas e gravadas nos últimos cinco anos.
“Estamos muito empolgados em homenagear essas diversas comunidades de criadores de música por meio dos prêmios e alterações recém-criados e de continuar cultivando um ambiente que inspira mudança, progresso e colaboração”, disse o CEO da Recording Academy, Harvey Mason Jr, em nota.
“A principal prioridade da Academia é representar efetivamente as pessoas da música que servimos e, a cada ano, isso implica ouvir nossos membros e garantir que nossas regras e diretrizes reflitam nossa indústria em constante evolução”, acrescentou.
Este ano, a 64ª cerimônia do Grammy foi realizada em 3 de abril na Grand Garden Arena, em Las Vegas, Nevada, nos EUA. O evento teve o comediante Trevor Noah como anfitrião, que também é o atual apresentador do aclamado programa The Daily Show.
Vale lembrar que a lista com os indicados ao Grammy 2023 será divulgada em 23 de Novembro.