Na semana passada, um relatório da desenvolvedora de videogames Take Two revelou que “Grand Theft Auto 5”, ou “GTA 5”, lançado em 2013, alcançou a marca impressionante de 190 milhões de cópias vendidas. O feito veio a público nas redes sociais, pelo perfil do prêmio “The Game Awards”.
Além disso, a franquia “Grand Theft Auto” vendeu 410 milhões de unidades até setembro deste ano, de acordo com a marca. Em março, eram 400 milhões, com mais 5 milhões no final de junho.
A informação veio logo após o anúncio do primeiro trailer do sexto jogo da franquia, que estará disponível no início de dezembro de 2023. O anúncio do “GTA 6” aconteceu em fevereiro de 2022, como você viu no Giz Brasil.
Recorde de GTA 6?
De acordo com o GameRant, relatórios e previsões internas indicam que o lançamento de “GTA 6” está previsto para depois da próxima primavera no Hemisfério Norte. Ou seja, entre março e junho de 2025.
No entanto, vale lembrar que a série possui um histórico de adiamentos que inclui todos os seus games 3D, com exceção de “Liberty City Stories”. Ademais, a produtora Rockstar Games levou aproximadamente dois anos para concluir GTA 5 após sua revelação em 2011.
Um boletim do especialista da indústria de jogos Joost van Dreunen afirmou que as previsões iniciais para as vendas de “Grand Theft Auto 6” são de cerca de 25 milhões. “Assumindo uma janela de lançamento para 2025, o que é otimista dada a propensão para atrasos, as estimativas iniciais esperam que o novo título venda 25 milhões de unidades”, escreveu (via Tweak Town).
Quanto à receita, o novo jogo deve gerar US$ 1 bilhão em vendas em sua primeira semana. Entretanto, não deve desbancar o lançamento de seu antecessor, o “GTA 5”, que alcançou US$ 1 bilhão em vendas em 3 dias, que conseguiu aproveitar o final da geração Xbox 360 e PlayStation 3, em setembro, e a chegada dos consoles PlayStation 4 e Xbox One, em novembro.