A Apple está novamente vergando seu imenso músculo jurídico com a ameaça de ação judicial contra uma pequena escola de negócios da ilha de Vancouver pelo uso do logo da Apple. A minúscula Victoria School of Business and Technology, que pode lembrar alguns de um certo personagem bíblico chamado Davi, adotou o logo meio à la Apple em 2005. A Apple Inc., que pode lembrar alguns de um zangado gigante bíblico chamado Golia, tem usado a sua característica maçã ícone pelos últimos 30 anos.

Uma carta de advogados da Apple menciona que o logo da VSBT, que exibe uma maçã e um desenho de uma montanha da sua empresa associada northStudio.com, infringe os direitos da Apple. A carta também alega que o logo está “falsamente sugerindo que a Apple tenha autorizado os seus cursos de operação de software”. Alguns destes cursos são conduzidos usando-se hardware Mac.

Se esta minúscula escola da Colúmbia Britânica não atender às exigências da Apple, um processo jurídico pode ser aberto, proibindo a escola de usar o logo. A VSBT pode também ser forçada a pagar os custos legais e também “danos morais”.

A VSBT informa que está realizando uma pesquisa sobre o assunto na sua página na Internet. Não é preciso nenhum gênio pra adivinhar o que revelam os resultados atuais da pesquisa.

Surpresa! O presidente e CEO da escola, Dieter Gerhard, está veementemente negando qualquer infração, dizendo que o logo é diferente do da Apple em diversos aspectos:

•    a sigla VSBT faz parte do design
•    o logo incorpora o desenho de uma montanha da sua empresa associada, a northStudio.com
•    a maçã da escola possui três ondulações na parte superior, a da Apple possui só duas
•    o logo é multicolorido, o da Apple não

Parece bem simples e óbvio pra mim. [Vancouver Sun]