Grandes dicas para melhorar sua pesquisa no Google
Você provavelmente usa o Google todos os dias, mas possivelmente nem imagina que pode melhorar ainda mais os resultados de suas buscas utilizando os recursos que a própria plataforma normalmente disponibiliza. Confira a seguir!
Aspas
Pesquisar utilizando aspas (“) vai delimitar mais os resultados de assuntos que está pesquisando e te mostrar mais resultados relevantes. O Google irá retornar apenas resultados que contenham especificamente o termo pesquisado pelo usuário.
Formato do arquivo
O Google possui um recurso que possibilita que os usuários busquem por tipos de arquivos específicos em sua plataforma. Por exemplo, se você estiver buscando por arquivos do tipo “pdf”, basta escrever na barra de pesquisa “filetype:pdf”, que o buscador retorna apenas páginas que contenham o termo pesquisado. Também é uma excelente forma de delimitar os resultados.
Pesquisa em site específico
Também há um filtro para pesquisar apenas conteúdos em sites específicos. Este recurso funciona de forma parecida com a pesquisa por tipo de arquivo, mas desta vez o usuário precisa colocar “site:” e adicionar o endereço do portal onde quer encontrar seu resultado. Exemplo: “iPhone 13 site:gizmodo.uol.com.br”.
Busca reversa de imagens
Você pode realizar uma busca reversa de imagens do seu computador usando o Google Imagens. Clique no ícone de câmera na barra de pesquisas e escolha uma imagem do seu computador ou cole a URL de uma imagem para encontrar mais páginas onde a foto aparece. Este recurso é muito utilizado por jornalistas que trabalham checando desinformação na internet.
Ferramentas de busca
A última dica é pesquisar utilizando filtros disponibilizados pelo próprio Google em um botão de “ferramentas” próximo a barra de pesquisa. Ao clicar em ferramentas, o usuário pode fazer pesquisas selecionando um recorte específico de tempo, o idioma em que deseja ver os resultados e pedir que o Google retorne apenas páginas que tenham o termo pesquisado ao pé da letra.
Confira mais notícias nos links abaixo:
Google Docs agora permite feedbacks com emojis em textos
Google cria carimbo “frequentemente citado” para notícias confiáveis
Yandex: como funciona o “Google da Rússia”, acusado de espionar o Ocidente