_Ciência

Gravuras neandertais encontradas na França são as mais antigas conhecidas

Elas estavam na caverna La Roche-Cotard, cuja entrada foi soterrada há 57 mil anos – antes dos humanos chegarem à Europa

Gravuras neandertais encontradas na França são as mais antigas conhecidas

Imagem: Kristina Thomsen/Reprodução

Arqueólogos encontraram centenas de gravuras feitas por neandertais na caverna La Roche-Cotard, no vale do Loire, no centro da França. São padrões variados de listras e pontos feitos à mão em paredes de argila macia – que foram criados há pelo menos 57 mil anos, antes que os humanos chegassem à região.

A descoberta é de uma equipe liderada pelo arqueólogo Jean-Claude Marquet, da Université de Tours, na França. Os pesquisadores afirmam que estas são as gravuras mais antigas conhecidas feitas por neandertais, com no máximo 75 mil anos de idade. O estudo foi publicado na revista PLOS One, na última quarta (21).

As gravuras encontradas na caverna têm padrões variados com linhas retas e onduladas, pontos e formas alongadas. Imagem: Jean-Claude Marquet/Reprodução

Há uma série de indícios para a ocupação da caverna por neandertais. A análise dos sedimentos que bloqueavam a entrada quando ela foi descoberta, em 1846, indicam que ela estava fechada há pelo menos 57 mil anos – antes do Homo sapiens chegar na região, há 42 mil anos.

Gravuras foram pensadas e organizadas por neandertais

Escavações de 1912 revelaram ossos de animais e ferramentas de pedra de neandertais próximo à entrada da caverna. Mais escavações, na década de 1970 e a partir de 2008, ambas feitas por Jean-Claude e colegas, revelaram toda a extensão da Roche-Cotard.

São quatro câmaras principais, que chegam a 33 metros de profundidade na margem do rio Loire. Os neandertais parecem ter vivido na primeira câmara e em frente à entrada da caverna. As gravuras aparecem nesta primeira câmara, em seções da parede mais longa e plana. Você pode conferir fotografias e esquemas de todas as gravuras neste link.

“O número de linhas, sua organização em painéis e a sucessão dessas linhas na caverna atestam uma abordagem pensada e organizada. Essas linhas não foram feitas aleatoriamente”, disse Jean-Claude Marquet. Segundo o pesquisador, as gravuras de neandertais mais antigas conhecidas até então eram 20 mil anos mais novas, encontradas em Gibraltar.

Nas últimas duas décadas, algumas pesquisas revelaram a complexidade cultural dos neandertais. Mas pouco se sabe sobre sua expressão simbólica ou artística, afirmam os pesquisadores em comunicado. “Apenas uma pequena lista de produções simbólicas é atribuída aos neandertais, e a interpretação delas é frequentemente objeto de debate.”

O fóssil mais antigo conhecido de um neandertal tem 430 mil anos. A espécie se espalhou por toda a Europa, e também tem fósseis conhecidos em partes da Ásia e do Oriente Médio.

Sair da versão mobile