No último domingo, 18, a comunidade gamer foi surpreendida com uma enorme quantidade de materiais vazados sobre o desenvolvimento de GTA 6, próximo jogo da franquia. São mais de 90 vídeos que revelam detalhes sobre a gameplay e confirmam algumas informações extraoficiais que já circulavam na internet sobre o game.
O ocorrido neste final de semana com GTA 6 é um dos maiores vazamentos da história dos games. O vazador, chamado “teapotuberhacker”, afirmou ter conseguido o material após invadir a conta de Slack de um dos funcionários da Rockstar, ainda afirmou ter tido acesso ao código fonte do game.
Os vídeos confirmam os rumores de que o próximo jogo da franquia se passaria em Vice City, uma versão fictícia da cidade de Miami e que já apareceu em “GTA Vice City”. Muitos elementos mostrados nos vídeos como inscrições nas viaturas de polícia e também no metrô da cidade confirmam a ambientação do próximo jogo.
Outra informação que os vazamentos confirmam é a presença de uma protagonista feminina pela primeira vez na história da franquia Grand Theft Auto. O game deve ter dois protagonistas, Jason e Lucia, que parece ter ascendência latina pelo que foi revelado nos vídeos.
Os vídeos vazados mostram o game ainda nos estágios iniciais de desenvolvimento e é bem possível que os vídeos sejam de quatro ou cinco anos atrás, mesmo assim, o fato deste material ter se tornado público é uma grande dor de cabeça para a Rockstar.
Quando começaram a viralizar na internet surgiram também a desconfiança de que pudessem ser falsos. No entanto, o jornalista Jason Schreier, da Bloomberg, afirmou que fontes internas da Rockstar confirmaram a legitimidade do material.
Not that there was much doubt, but I’ve confirmed with Rockstar sources that this weekend’s massive Grand Theft Auto VI leak is indeed real. The footage is early and unfinished, of course. This is one of the biggest leaks in video game history and a nightmare for Rockstar Games
— Jason Schreier (@jasonschreier) September 18, 2022
Para se ter uma ideia do impacto que esta situação pode ter, Schreier disse que o vazamento pode interromper o desenvolvimento do projeto por um tempo. Além disso, a Rockstar pode diminuir a flexibilidade de trabalho remoto para evitar que a situação se repita.
O hacker que divulgou os vídeos de GTA VI também reivindicou a autoria da invasão recente aos sistemas do Uber, que além de ter comprometido dados pessoais de motoristas e passageiros, pode ter exposto sistemas de cibersegurança da empresa de transporte por aplicativo.
O próximo jogo da franquia GTA é um dos jogos mais aguardados do momento, ainda mais levando em consideração que o último game foi lançado há quase dez anos. A previsão de lançamento é 2024.
Um dos efeitos dos vazamentos do final de semana foi a queda de 6% nas ações da Take-Two, empresa que controla a Rockstar. Em nota, a desenvolvedora do game lamentou profundamente o ocorrido e afirmou que a produção de GTA 6 continuará conforme o planejado.
“Estamos extremamente desapontados por ter quaisquer detalhes do nosso próximo jogo compartilhado dessa forma. Nosso trabalho no próximo Grand Theft Auto continuará conforme planejado e seguimos comprometidos como sempre em entregar uma boa experiência para vocês”
A Message from Rockstar Games pic.twitter.com/T4Wztu8RW8
— Rockstar Games (@RockstarGames) September 19, 2022
Confira mais notícias:
“007 GoldenEye”: clássico do Nintendo 64 está chegando para Switch e Xbox
Nintendo revela teaser e data de “The Legend of Zelda: Tears of The Kingdom”
“Resident Evil 4 Remake” chegará ao PlayStation 4 (mas não ao Xbox One)