De acordo com informações obtidas pelo portal VideoCardz, a Nvidia deve lançar até o final de maio a GeForce GTX 1630, placa de vídeo de entrada para competir com dispositivos de baixo custo do mercado.

Segundo o site, a nova placa de vídeo será sucessora da GeForce GT 1030, modelo mais básico e que conta apenas com 2 GB de memória de vídeo. A GeForce GTX 1630 utiliza arquitetura Turing com chip TU117, tem 4 GB de memória de vídeo GDDR6, com clock de 8 Gbps.

O modelo é baseado na GeForce 1650, no entanto sofreu vários cortes para ter um preço acessível e competitivo com GPUs da concorrente AMD, como a Radeon RX6400, que tem 4 GB de VRAM GDDR6, que aqui no Brasil pode ser encontrada por preços entre R$ 1.000 e 1.200.

Com as especificações que foram vazadas, é possível projetar que a placa de vídeo consiga executar facilmente jogos competitivos populares como Counter Strike: Global Offensive, Call of Duty: Warzone, PUBG, Fortnite, entre outros. Além disso, ela também pode rodar jogos mais modernos, como Assassin’s Creed Valhalla e Elden Ring, a pelo menos 30 FPS.

Lembrando que a execução dos jogos não está relacionada apenas à capacidade de processamento gráfico da GPU, e sim a uma combinação de vários componentes como processador e memória RAM.

A expectativa é que a nova placa de vídeo da Nvidia seja lançada ainda no mês de maio, mais precisamente entre os dias 24 e 27, quando ocorrerá o Computex 2022, um das maiores feiras de informática do mundo que acontece anualmente em Taipei.

Assine a newsletter do Gizmodo