A GVT oferece banda larga, TV por assinatura e telefonia fixa – mas nada disso é móvel. Então, para 2013, a operadora promete levar internet Wi-Fi para locais públicos, além de oferecer um serviço de VoIP associado à sua linha fixa.

Ricardo Sanfelice, diretor de marketing e produtos da GVT, diz ao IDG Now que a operadora vai oferecer Wi-Fi gratuito para seus clientes em locais públicos como cafés, restaurantes e shoppings ainda este ano – assim como as concorrentes Oi, TIM e Vivo já fazem.

Ele diz algo curioso, no entanto: “todo cliente da GVT que tem TV por assinatura pode habilitar Wi-Fi público”, porém com raio de cobertura limitado à casa dos usuários. Como a GVT TV conta com cerca de 400.000 assinantes, já existem 400.000 hotspots esperando para serem ativados e oferecerem Wi-Fi de graça a qualquer cliente da operadora.

Ou seja, esta rede poderia ir além de locais públicos que geralmente recebem hotspots Wi-Fi. Resta saber os detalhes, mas a operadora diz que veremos o Wi-Fi público até junho.

Para o primeiro semestre, a GVT também promete ligações fixas pelo celular. Basicamente, é um serviço de VoIP associado à sua linha fixa da GVT: você paga a tarifa da operadora, mesmo no exterior, mas usa Wi-Fi para realizar as ligações. É algo bem próximo do Skype.

Sanfelice diz que será possível “transferir o número telefônico da GVT para o seu dispositivo sem fio”, então imagino que seja possível receber ligações VoIP no celular também – o Skype cobra a mais por isso. Para tanto, a GVT promete um app voltado para smartphones, que também estará disponível até junho.

No geral, parecem boas novidades, e esperamos que virem realidade mesmo se a GVT for vendida para outra empresa – sua dona, a Vivendi, não quer mais operar em telefonia. [IDG Now]