Em 3 de abril de 1973, algo histórico aconteceu: Marty Cooper, engenheiro da Motorola, fez o primeiro telefonema público a partir de um celular, em uma rua de Manhattan, Nova York.

Cooper ligou para Joel Engel, da rival Bell Labs, e disse: ”Estou ligando para você de um telefone celular. Mas um celular de verdade, portátil e que cabe na mão”. Do outro lado da linha, Engel ficou em silêncio – afinal, a Motorola havia vencido. (As primeiras ligações de telefonia celular foram feitas pela Bell em 1946, porém usando carros.)

O aparelho não era exatamente portátil, no entanto: o DynaTAC pesava 1,1 kg. Mesmo dez anos depois, quando a Motorola o aperfeiçoou e lançou o DynaTAC 8000X – o primeiro celular a ser comercializado – ele ainda pesava cerca de 900g. E apesar do tamanho, a bateria só aguentava até 30 min de ligações, e levava 10h para carregar.

dynatac-8000x

O DynaTAC 8000X (acima) foi lançado em 1984 por US$ 3.995 – são mais de US$ 9.000 em valores atuais. E segundo a AP, “consumidores fizeram filas aos montes para comprar o primeiro celular assim que ele chegou ao mercado”, apesar do preço altíssimo. O design “tijolão” do DynaTAC foi usado por quase 15 anos, até os celulares adotarem formatos mais práticos, como flip (lembra-se do StarTAC?).

No Brasil, a primeira ligação por telefonia celular foi feita em 1990 pelo então ministro da Infraestrutura, Ozires Silva, para o ministro da Justiça, Jarbas Passarinho. Ele disse: “este presente para a cidade do Rio de Janeiro é um presente merecido que pretendemos expandir para outras cidades brasileiras”.

A primeira rede de telefonia celular foi lançada em 1990 pela TELERJ, na cidade do Rio de Janeiro, e logo foi expandida para Salvador. No entanto, o celular só se tornou um acessório popular no final da década de 90.

E então chegarmos aos dias atuais, com nossos smartphones finos e leves que são mais computadores portáteis que dispositivos para realizar ligações. É um belo avanço até mesmo em relação ao meu primeiro celular, um Siemens C60. Qual foi o seu primeiro celular? [FolhaAP, GloboWikipédia]

Foto: Dr. Martin Cooper, o inventor do celular, em 2007 com o protótipo DynaTAC de 1973 (Rico Shen/Wikimedia)