Tecnologia

Hackers estão invadindo TVs LG; veja se a sua está em risco

Vulnerabilidade afeta quatro modelos de smart TVs da LG que podem ser encontradas no Brasil; saiba como se proteger de hackers
Imagem: Potr Cichosz/Unsplash/Reprodução

Milhares de TVs da marca LG sofrem com uma brecha de segurança que permite a invasão de hackers. No final do ano passado, foram descobertas quatro vulnerabilidades críticas em quatro modelos que, somados, representam cerca de 91 mil unidades no mundo todo, segundo informações do ArsTechnica.

A LG já disponibiliza uma atualização de segurança que promete resolver o problema, mas os usuários devem instalar o sistema por conta própria para que isso aconteça. De acordo com a Bitdefender, que encontrou as falhas, os quatro modelos afetados são:

  • LG43UM7000PLA (webOS 4.9.7, na versão 5.30.40)
  • OLED55CXPUA (webOS 5.5.0, na versão 04.50.51)
  • OLED48C1PUB (webOS 6.3.3-442 (kisscurl-kinglake), na versão 36.03.50)
  • OLED55A23LA (webOS 7.3.1-43 (mullet-mebin), na versão 33.03.85)

No relatório, a empresa de segurança explica que as brechas de segurança permitem aos potenciais invasores ignorar as etapas de segurança das smart TVs e criar perfis com privilégios elevados. Assim, eles podem acessar e alterar configurações primárias dos aparelhos.

Segundo a empresa brasileira ISH Tecnologia, os modelos afetados pela vulnerabilidade estão presentes em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília e Osasco. No exterior, contudo, os casos confirmados estão predominantemente situados na Coreia do Sul, Hong Kong, Estados Unidos, Suécia, Finlândia e Letônia.

Desde a última quarta-feira (10), a LG disponibiliza uma atualização para os aparelhos, instalável pelo menu de configurações do WebOS.

Vulnerabilidade em smart TVs da LG é grave

É importante atualizar a TV quanto antes, pois a brecha de segurança é grave. O Bitdefender explica que a vulnerabilidade se encontra no recurso que permite o controle da televisão pelo aplicativo ThinkQ, da LG, para celulares Android e iPhone (iOS).

Por meio da abertura, hackers podem, por exemplo, acessar as contas conectadas às TVs, monitorar hábitos de consumo de conteúdo, instalar aplicativos e até registrar dispositivos em uma botnet.

A vulnerabilidade, aliás, ainda fez com que as redes das televisões afetadas fossem expostas no Shodan, uma espécie de plataforma de busca que exibe dispositivos conectadas à internet por meio de acessos abertos.

Como atualizar o WebOS em smart TVs da LG

Mesmo que a sua TV não esteja entre os quatro modelos que sofrem com a falha de segurança, vale verificar se o WebOS está na versão mais recente. Para isso, siga os passos abaixo:

  1. Acesso o menu de “Configurações”;
  2. Vá até “Todas as configurações”;
  3. Entre em “Suporte”;
  4. Escolha “Atualização de software”;
  5. Por fim, selecione “Verificar atualizações”;
  6. Caso exista uma atualização, basta escolher “Baixar” e depois “Instalar”.

Caso surja alguma dúvida, a LG oferece instruções específicas para cada aparelho no site de suporte.

Murilo Tunholi

Murilo Tunholi

Jornalista especializado em tecnologia, jogos, entretenimento e ciência. Já passou por grandes redações do Brasil (TechTudo, Tecnoblog, Terra e Olhar Digital) e trabalhou com relações públicas e assessoria de imprensa na Theogames, atendendo à Blizzard Entertainment e mais clientes do mercado de videogames. É apaixonado pela cultura geek, música e produção de conteúdo. Nas horas vagas, é aspirante a artista marcial e cozinheiro.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas