Os rebeldes da Síria não estão satisfeitos com a munição e a tecnologia que já têm à disposição. Então, cada vez mais, eles estão construindo suas próprias ferramentas de batalha do mal. O blog At War, do New York Times, está descobrindo essas incrivelmente malucas armas “faça-você-mesmo”, como metralhadoras que em vez da mira tradicional, têm uma câmera digital instalada:

“Qual o sentido? Apenas na era digital você adivinharia. O vão [da mira] é aproveitado para receber um tripé convencional para uma câmera digital, fixada de forma que a lente aponte para o comprimento do cano. Instalada, a câmera é então colocada em modo de vídeo e a lente dá um zoom rumo ao horizonte. A tela LCD da câmera serve como uma visão de longo alcance — uma saída de vídeo ao vivo para o homem que dispara observar o caminho de marcadores relativos a uma aeronave ou um veículo distante de forma muito mais próxima que outra maneira permitiria.”



Você pode ver o curioso furo na foto acima, marcado em vermelho. E esse não é o único hack que os rebeldes estão usando. O At War continua a explorar todos os outros truques que as forças têm inventado para ajudá-los na luta para derrubar o presidente Bashar al-Assad. O texto inteiro, que vale a leitura (e está em inglês), você confere no link ao lado. [New York Times]