Hands-on da Nikon D3s: visão noturna é uma coisa maravilhosa
O impacto da Nikon D3s na fotografia não será tão dramático quanto o da D3 – a câmera que iniciou a corrida da luz baixa –, mas nós tivemos a oportunidade de testá-la, e, sério, você nunca viu imagens sob luz baixa tão boas.
Eu tive cerca de duas horas para fotografar com um modelo de pré-produção da D3s no Big Apple Circus, em Nova York – por isso todos os palhaços assustadores e pessoas bem flexíveis. Como o desempenho sob luz baixa é provavelmente o seu maior interesse, eu dividi as imagens em galerias por sensibilidade ISO. De um modo geral, as fotos a ISO 6400 são as mais limpas que eu já vi tiradas com essa sensibilidade, e as imagens a ISO 12800 são inquestionavelmente usáveis mesmo para grandes tamanhos na web (tipo 1000×1000 pixels). É claro, as fotos a ISO 102400 têm granulação ridícula, e você provavelmente nunca as usaria por algo além da curiosidade. De qualquer maneira, considere que estamos realmente falando de sensibilidade à luz em nível de visão noturna. É um feito notável.
Todas as fotos aqui são dos arquivos JPEG retirados diretamente de uma D3s em pré-produção, sem retoques. Elas foram redimensionadas, mas eu incluí algumas imagens com closes a 100%.
Estas duas séries foram fotografadas com exatamente o mesmo tempo de exposição, mudando apenas o ISO, para que você tenha uma noção da captura de luz em diferentes sensibilidades.
Também separei um trecho do vídeo em 720p que eu gravei. O modo de vídeo é um pouco confuso para usar inicialmente, já que a exposição é ajustada por meio do tempo de exposição, mas os resultados são bons, mesmo não sendo em 1080p. O clipe foi filmado com ISO de pelo menos 3200 (eu fiquei mexendo na sensibilidade durante a gravação), e a segunda metade faz uso de um microfone boom para som estéreo.