A linha de filmadoras da Sony na CES pode estar meio inchada, mas estas pequenas filmadoras 1080p Webiie de 170 e 200 dólares são refrescantemente diferentes o suficiente (para a Sony) para darmos uma olhada mais de perto.

Assim como o Vaio P traz uma certa classe high-end para a categoria de netbooks (apesar de não ser de verdade um netbook), as filmadoras HD Webbie da Sony são a incursão da empresa em filmadoras baratas e fáceis de usar, pioneirismo da Flip. Elas não são tão implacavelmente essenciais, com muito mais botões e controles, mas compensam com excelentes recursos.

A pM1 pega o estilo Flip de barra de chocolate, mas tem um olho que gira, facilitando a gravação de você mesmo, esta pessoa superficial e horrível. Também é muito fácil trocar entre os modos filme e fotografia, registrando vídeos de até 1440x1080p ou imagens de 5MP, respectivamente. Além disso, a tela é de fato utilizável, diferentemente, por exemplo, da Flip Mino HD. Esta custa 170 dólares.

A CM1 pega o fator de forma de uma filmadora comum miniaturizada. Ela é sensivelmente minúscula e ainda assim perfeita para enfiar de qualquer jeito em uma bolsa. A verdadeira vantagem em relação à filmadora barata em forma de barra de chocolate é o zoom óptico 5x. Assim como a pM1, ela registra vídeos de até 1440x1080p ou imagens de 5MP. Esta custa 200 dólares.

Ah, e eu quase me esqueci: uma coisa que eu ODEIO nas duas é que elas usam Memory Stick e não SD – sabe, aquele legítimo formato de memória. Ambas aparentam ser resistentes e não tão vagabundas quanto o preço indicaria e são fáceis de se usar. Se você não estiver já fascinado com este laranja (que eu até que gosto), ela também vem nas cores vinho e o tom menos ostentador estilo “sou barata!” de prata.