Eu gosto da interface do novo Windows Mobile 6.5, principalmente a nova tela home, que é brilhantemente executada. Rodando no novo HTC Touch Diamond 2, tudo pareceu mais macio e mais limpo, com uma beleza comparável à do iPhone.

Embora tudo parece ter sido retocado, simplificado e polido infinitamente, o que realmente torna essa versão do Windows Mobile ótima não é o novo e renovado navegador – que usa o engine apresentado no 6.1, mas é bem mais rápido e tem uma nova e boa interface –, ou a tela inicial de colméia – que eu não achei particularmente impressionante –, ou a interface de uso mais limpa, desenhada para operação com um dedo, ou a velocidade, ou os gestos de toque.



Para mim, o que realmente torna esse novo sistema operacional ótimo é a nova tela home, combinada com a tela lock. Esta não parece muito boa esteticamente – de alguma maneira, os elementos não aparecem firmes o bastante –, mas permite que você veja o que rola na sua vida digital com apenas uma olhada. Ligue a tela e verá alertas, e-mails, chamadas, mensagens ou qualquer outro elemento que peça sua atenção. Não é necessário entrar a fundo nos aplicativos do telefone. A partir daí, se você quiser mais detalhes, basta deslizar para destravar (unlock) a notificação, e você será apresentado diretamente à informação.

Honeycomb Start Screen 4New Internet Explorer MobileHoneycomb Start Screen 3Honeycomb Start Screen 2Honeycomb Start Screen 1Lock Screen PinLock Screen 2Lock Screen 1

Ao destravar o telefone, você é levado à tela home. Essa é a verdadeira jóia do sistema operacional: uma simples lista de categorias que o deixa acessar informações sem ter que entrar nos aplicativos do fone. Isso soa como a tela lock, mas a partir dela você pode se aprofundar na informação em si. Eis como funciona:

Quando você desliza o dedo sobre a lista, ela rola como se passasse por um visor. O visor transforma a linha de texto na informação em si, então se você passar por “text”, verá a última mensagem de texto recebida. Uma vez olhando para ela, você efetivamente terá acesso a todas as suas mensagens SMS: apenas escorregue o dedo lateralmente, como se folheasse as páginas de um livro, e o visor mudará a mensagem de texto exibida. O mesmo acontece com todas as outras categorias. Há inclusive uma categoria customizável chamada Favorites, que lhe permite navegar por qualquer coisa que você quiser colocar ali, de previsão do tempo a mensagens do Messenger.

O novo menu start é acessível pelo agora obrigatório botão start com a bandeira do Windows, que precisa estar presente em todos os celulares com Windows 6.5. A Microsoft o chama de “start experience”. Eu o chamo de “já estava na hora de algo fazer sentido nos seus malditos telefones”. A página start mostra todos os seus aplicativos disponíveis como ícones em uma colméia. Você pode rolar para cima e para baixo para iniciar os apps. Nada do velho menu. A colméia pretende deixar mais fácil ver e clicar os ícones. Funciona bem.

É claro, o Windows Mobile 6.5 não é perfeito. Parece não oferecer suporte a multitouch, por exemplo. No entanto, é um grande salto em relação às horrorosas versões anteriores, que eram completamente intragáveis. Se cumprir a promessa, o novo sistema fará usuários do Windows pensar duas vezes antes de comprar um iPhone ou um celular Android.

Parece que a Microsoft está de volta ao jogo. Ela ainda não é a melhor de todas, mas está claramente acordando. Veremos o que acontece e o quão profundas essas mudanças realmente são quando o OS for lançado.