Nós vimos vários dispositivos com Windows 8 aqui na IFA 2012, mas um deles não é lançamento da feira: é um MacBook Pro de 15 polegadas. Com o Parallels 8, a nova versão do Windows roda de forma integrada ao OS X.

Nós nos perguntamos há algum tempo se o melhor ultrabook com Windows 7 seria um MacBook Air — não era. Mas será que a melhor forma de rodar o Windows 8 é num MacBook?

Bem, minha experiência com o Parallels 8 foi bastante positiva. Agora você pode rodar o Windows 8 em tela cheia (nada demais), e alternar para o OS X deslizando três dedos no trackpad (isso é fera). E se você quiser rodá-lo em uma janela, é fácil acessar a barra de charms ou a tela Iniciar: quando o cursor chega próximo aos cantos do Windows 8, ele desacelera para você mirar com maior facilidade.

Apps Modern/Metro também rodam em tela cheia: você clica em um dos blocos na tela Iniciar, e o Parallels abre o app em um espaço próprio. A transição é um pouco estranha: o Parallels fecha a tela Iniciar e “empurra” você até o app aberto – o vídeo acima deixa isso mais claro – mas funciona. Você também pode rodar programas desktop em janelas separadas, fora da área de trabalho do Windows 8, como se fossem apps do OS X – a Parallels chama isto de “Coherence”. O desempenho se manteve rápido durante o hands-on, seja com apps desktop ou Modern/Metro.

Além disso, o Windows 8 pode usar funções do Mountain Lion: por exemplo, notificações do Windows 8 surgem na barra lateral do OS X. Kurt Schmucker, gerente de produto da Parallels, explica que você só recebe avisos na Central de Notificações quando o Windows 8 estiver em segundo plano – “seria muito intrusivo receber nos dois lugares”, diz Schmucker. A função de ditado no Mountain Lion também funciona com programas do Windows.

Então se você usa um MacBook mas se interessou pelo Windows 8, parece que você terá o melhor de dois mundos com o Parallels 8. Mas a virtualização tem seus poréns: o tempo de boot maior – você entra no OS X e depois no Parallels/Windows 8 – e a duração menor de bateria.

O Parallels Desktop 8 já está disponível como atualização do Parallels 7 por US$50. A versão completa estará disponível no dia 04/09 por US$80. [Parallels]