A Samsung combinou Android e câmera point-and-shoot de duas formas: com o S4 Zoom no ano passado, e com a Galaxy Camera – que acaba de chegar à sua segunda versão. Pudemos testá-la rapidamente aqui na feira CES.

A câmera ficou um pouco maior, chegando a 13,2 cm de comprimento; ela já era meio grande para uma point-and-shoot. No entanto, ela é fina (1,93 cm) e ficou ainda mais leve, com 283g. Por isso, é fácil manuseá-la com uma só mão – sua textura de couro também ajuda.

galaxy camera 2 samsung vs canon

Foto tirada com a Samsung Galaxy Camera 2

Apesar do peso menor, ela possui uma bateria mais potente: passou de 1.650 mAh para 2.000 mAh. Seu hardware também evoluiu: agora temos um processador quad-core de 1,6GHz (a Samsung não revela a fabricante) e 2GB de RAM. Isso significa, em tese, maior velocidade ao alternar entre apps – incluindo entre o modo câmera e a interface do Android. Pelo que pudemos notar, isso ficou mais rápido – mas nada instantâneo.

Ela é comprida devido à touchscreen ScLCD de 4,8” com resolução HD, a mesma do modelo anterior. Na verdade, a câmera em si também permanece praticamente a mesma: sensor CMOS retroiluminado de 1/2,3 polegadas com 16 megapixels, e zoom ótico de 21x, além do flash Xenon.

galaxy camera 2 samsung 2

Tiramos algumas fotos com a câmera, e ela é bem rápida. Testamos um modelo em pré-produção, portanto a qualidade das imagens pode ser diferente no modelo final, mas eis o que podemos esperar da Galaxy Camera 2:

galaxy camera 2 samsung foto 1

galaxy camera 2 samsung foto 2

A interface da câmera agora traz 28 modos inteligentes, incluindo Melhor Foto, HDR, Paisagem etc. Eles estão disponíveis em um carrossel, e para um iniciante, parece meio complicado escolher entre tantas opções. Por isso, a Samsung criou o Smart Mode Suggest, para sugerir automaticamente o melhor desses modos.

Entre as opções, temos o Autorretrato/Selfie, que tira cinco fotos automaticamente quando identificar apenas um rosto em primeiro plano. Basta ativá-lo, virar a lente para você e esperar o aviso sonoro da câmera; ela seleciona a melhor foto. No modo Criança, a câmera emite um som para chamar a atenção do bebê (ela não tira a foto automaticamente, no entanto). E no Interval, a câmera tira fotos sequenciais em intervalos de 1 min ou 1 h para criar vídeos em timelapse.

galaxy camera 2 samsung 4

Não testamos a câmera em modo vídeo, mas vale lembrar que ela grava em Full-HD a 30fps, e em HD a até 60 fps. Também há um modo Multi Motion, que permite acelerar e reduzir a velocidade do vídeo enquanto você o grava, por capturar tudo a 120 fps; no entanto, ele terá resolução de apenas 768 x 512 pixels.

A Galaxy Camera 2 roda Android 4.3 Jelly Bean personalizado com TouchWiz. Por isso, é fácil compartilhar as fotos usando apps como o Instagram, ou editar fotos direto na câmera com o Xtremera ou Paper Artist, que vêm pré-instalados.

galaxy camera 2 samsung 3

Você também pode compartilhar fotos usando NFC, mas isso requer que você instale o app Samsung Smart Camera no seu smartphone. São 8 GB de memória interna mais entrada para cartão microSD.

Como notamos antes, esta é uma atualização simples para um gadget que parecia bizarro no início, mas que fez um enorme sucesso. A Samsung ainda não anunciou preço ou disponibilidade para a Galaxy Camera 2.

galaxy camera 2 samsung

[Felipe Ventura está em Las Vegas cobrindo a CES para o Gizmodo Brasil]