_Samsung

[Hands-on] Galaxy S III, conheça o novo imperador dos Androids

Graças ao sucesso dos modelos anteriores da linha Galaxy, a Samsung é agora a maior fabricante de celulares do mundo, título que ela sem dúvida manterá quando o fino e belo Galaxy S III chegar às lojas. Com 4,8″, dá para dizer que a Samsung trabalhou pesado para manter o estilo ligeiramente menor do Galaxy […]

Graças ao sucesso dos modelos anteriores da linha Galaxy, a Samsung é agora a maior fabricante de celulares do mundo, título que ela sem dúvida manterá quando o fino e belo Galaxy S III chegar às lojas. Com 4,8″, dá para dizer que a Samsung trabalhou pesado para manter o estilo ligeiramente menor do Galaxy S II, pois mesmo a tela sendo 22% maior, o aparelho é apenas 16% maior que o S III. Parece que o One X da HTC já está tremendo na base.

Ao que tudo indica a Samsung concordou com o fato de que há um limite no que toca a até onde pode chegar o hardware hoje. Em vez de colocar um exagerado e bobo sensor de 16 MP na câmera ou afinar o aparelho para algo além das medidas do Motorola RAZR, a empresa focou a maior fatia da sua atenção em melhorar o Android 4.0 (Ice Cream Sandwich) com recursos pra lá de bem-vindos e, em muitos casos, novos truques e adições que você não sabia que queria tanto antes de vê-los em ação.

Especificações

Antes de cairmos de cabeça nas impressões sobre o aparelho, vamos falar de hardware. A tela de 4,8″ é um painel de Super AMOLED com resolução de 720×1280 (306 PPI) e sobre ela está uma câmera de 1,9 MP capaz de fazer vídeos de 720p. Ao longo da parte traseira do Galaxy S III, aparece uma simples câmera de 8 MP capaz de fazer vídeos em 1080p. Mas não deixe esse número “baixo” desanimá-lo — a Samsung aprendeu alguns truques novos para a câmera dessa vez, aos quais chegarei em um minuto.

Rodando em um dos novos ferozes processadores quad-core Exynos 4 Cortex-A9 de 1,4 GHz da Samsung, ele vem com 1 GB de RAM e opções de 16, 32 ou 64 GV de espaço interno (todas ainda permitem a adição de um microSD de até 64 GB).

Em alguns locais (EUA, Japão e Coreia do Sul), o S III estará disponível com suporte a LTE, mas aqui em Londres nós tivemos que brincar com a versão com HSPA+. Sete sensores, incluindo um acelerômetro; luz RGB; bússola digital; giroscópio; NFC e barômetro estão no barco.

Tudo isso em um corpo que pesa 133g, mede 136,6 x 70,6 x 8,6mm e abriga uma bateria de 2100 mAh; é o primeiro smartphone da Samsung com uma bateria de tão grande capacidade.

Os nomes das duas cores disponíveis, branco mármore e azul cristal, somados à lockscreen, wallpapers e sons, gritam “natureza” ao usuário, mesmo aquele que more em uma selva de pedras, nas grandes cidades.

Melhorias no Android

Como dito antes, a Samsung reformulou o ICS com alguns truques novos bem bacanas. Entre eles:

Câmera

Uma boa dose de atenção deve ser dada à câmera do Galaxy S III; seus recursos o colocam na briga com as da linha One, da HTC, em termos de desempenho. Embora eu não tenha conseguido impressões concretas sobre a qualidade de imagem no breve uso que fiz (não havia tempo suficiente e a sala não estava muito clara), todos que estiverem interessados em tirar fotos em seus celulares (todo mundo, vamos admitir) ficará maravilhado com essas novidades:

Alguns pontos negativos

Se eu tivesse que fazer alguma reclamação sobre o Galaxy S III baseada nesse rápido hands-on, ela seria à qualidade de construção. A Samsung ainda não fez isso direito, por mais bonitos que o desenho dos seus smartphones seja (e eles são bonitos; veja na galeria de fotos alguns comparativos com o Galaxy Note e S II). Talvez meu coração seja HTC, com seus materiais modernos, bonitos e espaciais, mas os produtos da Samsung sempre tiveram esse aspecto excessivamente plástico para o meu gosto.

Dito isso, é notável como a Samsung conseguiu encolher as coisas de modo a tornar o S III apenas 16% maior que o modelo anterior. Os cantos mais arredondados realmente dão a sensação de parecer um seixo que eles tanto parecem estar em busca. (Embora, felizmente, a Samsung não tenha sido tão literal como foi com o Pebble MP3 player de alguns anos atrás.) Apesar de relativamente leve, o aparelho não tem aquela pegada muito fina; ele ainda transmite a sensação de algum peso à sua mão, o que significa que derrubá-lo não será fácil.

E sim, antes que você pergunte: a Samsung pré-instalou vários apps e a lojinha/HUB de música/games dela própria. Ainda assim, alguns deles, como o acordo com o Dropbox que dá 50 GB de graça por três anos, são bem úteis. O resto, pode esquecer.

Câmera do Galaxy S III.

Conclusão

Enquanto não aparecer uma unidade de testes aparecer à nossa porta, é impossível dar um parecer definitivo ao Galaxy S III. Mas deve ser óbvio para todos que a Samsung está fazendo de tudo para segurar a sua coroa, ganha com toda a justiça com o Galaxy S II que roubou corações e fez fama com um monte de recursos e especificações incríveis.

A terceira versão sob o nome Galaxy S parece muito mais polida e elegante que qualquer outro produto da Samsung e parece apostar no conforto com o casamento de seu poderoso motor com uma tela responsiva. Eu só gostaria que minhas pernas também estivessem assim depois da conferência da Samsung. O Galaxy S III estará disponível na Europa no dia 29 de maio e, esperamos, em breve também no Brasil.

Sair da versão mobile