A Corning vai revelar hoje a mais recente iteração da sua popular linha de telas Gorilla Glass resistentes a riscos e trincados, mas pudemos obter uma prévia para ver como o Gorilla Glass 3 é resistente.

O Gorilla Glass original foi um sucesso imediato quando foi lançado em 2007, e desde então foi implementado em mais de um bilhão de produtos.

O Gorilla Glass 2 reformulado, por sua vez, oferece a mesma proteção do seu antecessor mas usa 20% menos material – evitando pequenos arranhões e cortes, e minimizando a sua visibilidade na tela.

A versão mais recente é a mais resistente que há. O Gorilla Glass 3 possui Resistência Nativa a Riscos, que se contrai e se deforma em vez de rachar e lascar, como outras telas fazem. Assim, os danos ficam 40% menos visíveis, e o vidro tem um aumento de 40% em sua estabilidade estrutural. Isso significa que suas chaves da casa ou moedas no bolso deixarão marcas bem menos visíveis, que não devem se expandir e difundir da próxima vez que você deixar seu smartphone cair.

Na demonstração acima, um representante da Corning nos mostra o que acontece quando você faz uma bola de aço de 175g percorrer 60cm e cair em uma série de vidros de teste, pré-arranhados com diamante industrial usando uma força de 7 N. O teste começa no ponto 2:30. (Desculpe pelo vídeo tremido!)

As duas primeiras placas, feitas de vidro convencional e de vidro reforçado da concorrência (que não foi identificada), trincaram imediatamente após o impacto da bola. Uma placa de alumínio com a mesma espessura do Gorilla Glass 3 claramente sofreu uma deformação. No entanto, a placa final, feita de Gorilla Glass 3, mal sofreu dano visível.

A Corning vai anunciar o Gorilla Glass 3 esta semana, mas a empresa ainda o está preparando para seu lançamento – então não espere encontrá-lo em novos gadgets até o terceiro trimestre. [Corning]