_Smartphones

[Hands-on] O melhor smartphone da HTC com Android virou um Windows Phone

O Windows Phone está, aos poucos, ganhando de volta a atenção das fabricantes: primeiro foi a Samsung, com seu Ativ SE, e agora é a vez da HTC. A empresa lançou este ano o One M8, um smartphone sensacional com Android, e ela quer repetir o sucesso no Windows Phone. Lançado hoje nos EUA, o […]

O Windows Phone está, aos poucos, ganhando de volta a atenção das fabricantes: primeiro foi a Samsung, com seu Ativ SE, e agora é a vez da HTC.

A empresa lançou este ano o One M8, um smartphone sensacional com Android, e ela quer repetir o sucesso no Windows Phone. Lançado hoje nos EUA, o HTC One M8 for Windows (vamos chamar aqui de W8) segue o velho ditado em inglês: se algo não está quebrado, não conserte.

Do ponto de vista do hardware, o W8 e M8 são exatamente os mesmos. Quase não há diferença perceptível em seu chassi de metal cheio de curvas: exceto pelo pequeno logotipo do Windows Phone na traseira, (e o enorme logotipo da operadora Verizon), o W8 é um clone perfeito.

Processador Snapdragon 801? Tem. Duo Camera com dois sensores – um para fotos e outro para foco – e tecnologia UltraPixel com pixels maiores? Tem, também. Tela LCD 1080p de 5 polegadas com 441 pixels por polegada? Claro. Alto-falantes BoomSound frontais? Não poderia faltar. Compatibilidade com capinha Dot View, blaster infravermelho para controlar a TV, e 32 GB com armazenamento expansível até 128GB? Sim, sim e sim.

Mas quando você liga o W8, é fácil notar que este “é basicamente um corpo da HTC com alma de Windows Phone”, diz Jeff Gordon, gerente sênior de comunicações globais da empresa. Isso significa que ele tem blocos dinâmicos, central de notificações, um teclado swipe e a assistente pessoal Cortana.

O aparelho vem com a mais recente versão do sistema operacional – o Windows Phone 8.1 Update 1 – e traz várias pequenas novidades. Por exemplo, a HTC trabalhou em estreita colaboração com os engenheiros da Microsoft para dar suporte à Duo Camera; e a empresa levou ao sistema apps proprietários como Sense TV, o app da câmera, e o Blinkfeed.

O app da câmera sofreu a maior mudança. Sim, ele mantém os controles de profundidade na foto, e a capacidade de salvar diferentes configurações de lente. Mas a HTC retirou a função Zoe (exclusiva do Android), que tira várias fotos e grava um vídeo em três segundos; e removeu o efeito “Estações”, que permite colocar neve animada e folhas em suas fotos. A interface do app também recebeu uma reformulação sutil para combinar melhor com o Windows Phone.

O Blinkfeed, um leitor de notícias semelhante ao Flipboard, parece se encaixar muito melhor no Windows Phone, em parte devido ao seu design que lembra blocos dinâmicos. No Android, transitar entre um app e o Blinkfeed era algo meio dissonante, mas aqui ele parece muito mais natural.

O HTC One for Windows foi lançado hoje como aparelho exclusivo da Verizon nos EUA, e custará US$ 600 (ou US$ 100 em contrato de dois anos). O dispositivo também estará disponível amanhã nas lojas americanas da Verizon e Microsoft.

O One M8 é o melhor smartphone Android da HTC, e pode agora ser o melhor dispositivo Windows Phone. Claro, como a empresa não tem representação no Brasil há anos, ele não será lançado oficialmente por aqui.

Sair da versão mobile