Com uma enorme tela de 100 polegadas, imagem 1080p cristalina, e lâmpadas com 25.000 horas de duração, a nova e elegante Laser TV da LG – um projetor de curto alcance – nos deixou bastante animados. É uma tela grande e bonita, quase sem qualquer ressalva.

Pena que seu tamanho é acompanhado por um preço igualmente enorme.

A TV a laser é um sistema de duas partes: a tela de 30 kg montada na parede (você definitivamente vai precisar de um ajudante para instalar), e um projetor de 14 kg com 36 conjuntos de diodos, situado a 56 cm da tela.

lg laser tv (4)

A tela é composta por seis camadas distintas, feitas para minimizar o brilho na área de exibição monstruosa, mas tem menos de 1,5 cm de espessura. Ela compartilha parte do design presente em outras telas LG Cinema, com um painel frontal preto rodeado por alumínio.

O projetor em si é discreto – o que não é difícil dado o tamanho da tela – com uma pequena tampa deslizante para manter a poeira longe da lente. E, ao contrário de DLPs baseados em lâmpada, que podem levar uma eternidade para começarem a funcionar, a Laser TV leva apenas sete segundos para ligar.

lg laser tv (2)

A qualidade da imagem é muito impressionante, especialmente com tanto espaço na tela, e mais ou menos comparável à LG LA8600 que usa tecnologia LCD LED. As cores são brilhantes, mas não excessivamente saturadas; havia muito pouco desfoque no movimento rápido, mesmo com os filtros de blur desativados; o contraste era ótimo, embora os níveis de preto parecessem um pouco lavados (especialmente quando o local estava com muita luz). Por outro lado, ao contrário dos projetores convencionais, a Laser TV não requer um ambiente completamente escuro, e opera muito bem com a janela aberta.

Eu passei cerca de 40 minutos com a TV em uma grande sala de conferência no centro de San Francisco (EUA), e usei meu material de sempre para testar a TV: O Exterminador do Futuro 2 e Aliens – O Resgate em Blu-Ray, bem como Os Caça-Fantasmas remasterizado em 4K.

A longa fileira de janelas exteriores da sala estavam cobertas por uma cortina preta, para os testes de câmara escura (aproximadamente os mesmos níveis de iluminação de uma sala de cinema antes de reduzirem as luzes); depois abri essas cortinas para permitir que o sol da tarde entrasse pela sala, a fim de testar as condições de alta luminosidade (como abaixo).

lg laser tv (3)

Como muitos outros membros na família de TVs da LG, a Laser TV é repleta de opções de conectividade. Três portas HDMI, duas USB, RS-232, conectividade sem fio através de Miracast e DLNA. Ela também vem com um controle remoto padrão e com um Magic Remote da LG, que pode controlar um cursor na tela; mas por ser da geração passada, não permite usar comandos de voz.

É claro que tanta TV assim não custa pouco. Infelizmente, a Laser TV sai por – desculpa, quanto?! – US$ 9.000. Portanto, a verdadeira questão é: você quer a maior TV desta geração, ou uma TV com metade do tamanho por US$4.000 a menos?

lg laser tv (5)