Você já ouviu essa desculpa antes: “não vamos atualizar seu Android porque um modelo basicão assim vai ficar lerdo demais com a versão nova”. Pode ser verdade em muitos casos, mas a LG nos coloca ao menos uma pulga atrás da orelha ao anunciar, aqui em Barcelona, que o pequenino Optimus L3 II vai rodar o Jelly Bean 4.1 — e os coreanos já preparam seu lançamento no Brasil.

Não que o aparelho seja um canhão. Mas a resolução de apenas 320 por 240 pixels para a tela de 3,2 polegadas talvez seja uma explicação para o fato de o sistema ficar, digamos, utilizável. Menos pixels exigem menos do hardware, afinal.

É questão de feeling, mas parece que por baixo dos panos, é grande a vantagem em ter Jelly Bean e seu Project Butter, que deixa o Android mais fluido. Mas por falta de espaço, resolução e qualidade, o aparelho não se destaca naquilo que salta pelas poucas linhas de pixels da tela.

Untitled-fixed-5

Eis as especificações: processador single-core de 1 GHz, 512 MB de RAM, 4 GB de armazenamento e câmera de 3.0 megapixels sem flash. Serão duas versões, uma delas com dois chips, mas nenhuma tem preço definido. Curioso, e até estranho, é que a LG precisou tirar o botão central do modelo dual-SIM e colocou, no lugar dele, um quarto botão touch — desses que praticamente haviam sumido dos Androids desde sua versão anterior.

Também há alguns truques e gracejos no L3 II – de fato, não passam disso mesmo – que estão no vídeo acima. Tem um botão para tirar screenshot e fazer rabiscos por cima da tela capturada, outro para acessar configurações de sistema logo na tela inicial e acesso à câmera por comandos de voz. (Ok, na verdade é só o bom e velho “diga xis!” em versão automatizada.) No teste, deu tempo de falar e depois sorrir, antes do clique.

No fim, o aparelho é mais um modelo de entrada num mar de Androids de baixo custo, mas é interessante ver o Jelly Bean rodando bem no low-end.

A LG anunciou em Barcelona que o Optimus L3 II faria sua estreia mundial “esta semana no Brasil“. No entanto, a assessoria da LG no Brasil diz não ter informações sobre o lançamento. Mesmo assim, veremos o aparelho na semana que vem durante o evento Digital Experience, onde a LG expõe os grandes lançamentos da marca para o país. Entre as presenças também estarão o LG Optimus G e o Nexus 4.

Untitled-fixed-4

Untitled-fixed-6