Passamos algum tempo com a nova Orb multimídia do Google e colocamos nossos globos oculares por todo ele. É um dispositivo pequeno e engraçadinho, mas isso é bom ou ruim?

A pequena bolota na realidade tem um visual bem legal, com suas luzes de discoteca ondulantes. Ele parece futurista e é uma mudança bem-vinda no padrão retangular ao qual estamos acostumados, ainda que ele talvez seja mais difícil de caber na estante. Segurando-o, ele parece denso, como se tivesse muita coisa por dentro.

A sala de demonstração que o Google preparou tinha um Nexus Q ligado a um Triad Bookshelf Speakers (o link só funciona nos EUA ou via proxy) da própria empresa. As poucas músicas no teste (incluindo, claro, Coldplay) soaram realmente boas. Áudio limpo, mas ainda assim completo. Boa faixa dinâmica. A visualização viajada na TV era animada no ritmo da batida e não aparentou nenhum tipo de latência. Para ajustar o volume rapidamente, você pode rodar a metade de cima da esfera. Suave. Quando pessoas acrescentar músicas à playlist ou pularam músicas, o dispositivo respondeu à mudança quase que instantaneamente. O nome da banda, da música e do álbum, além da arte da capa, aparece no canto inferior — um belo toque.

Por dentro, é um dispositivo Android. Ele usa o mesmo processador OMAP do Galaxy Nexus, tem 16 GB de espaço e 512 MB de RAM. Se você espera que ele seja uma fera dos jogos no futuro, a RAM talvez seja um impeditivo. Chris McKillop, do Google, em uma conversa durante a demonstração disse que atualmente o Nexus Q é pensado para fazer streaming de filmes, música e TV direto da Play Store, mas jogos podem estar nos planos. Ao longo das últimas semanas, o acervo do Google Play tem sido atualizado com conteúdo em 1080p (ele era limitado a 720p anteriormente), então filmes vindos de lá devem ficar bonitos na telona.

Faremos uma análise mais detalhada em breve, fique de olho. Uma primeira impressão? Ele é diferente — do formato arredondado ao caro preço de US$ 300. O tempo nos dirá se o Nexus Q encontrará o seu nicho ou apenas lutará para não ser um fracasso.