O Windows 10 terá versões gratuitas do Word, Excel e PowerPoint nos smartphones, tablets e PCs. A Microsoft liberou a versão Preview desse pacote Office, e você pode testá-lo agora mesmo.

>>> Este é o Microsoft Office gratuito que acompanhará o Windows 10 nos PCs

Os novos apps estão restritos ao Windows 10, então você primeiro tem que baixar e instalar o sistema. Siga nosso guia neste link, que ensina a rodá-lo em dual boot ou em máquina virtual.

Feito isso, basta acessar os links a seguir para instalar o Word, Excel e PowerPoint. Se acontecer algum erro, faça o seguinte: vá até Configurações > Hora e Idioma > Região e Idioma e, na lista, selecione “Estados Unidos”. (Os apps estão disponíveis na loja americana.)

Word

Office para Windows 10 - abrindo Word

No Word, a interface é semelhante aos apps para iOS e tablets Android. Ela é pensada para o toque, mas funciona bem com o mouse.

A principal vantagem de usar o Word, em vez de alternativas como o OpenOffice, é manter a formatação dos arquivos. Abri uns dez arquivos diferentes aqui, e o app gratuito cumpriu a promessa: imagens, tabelas e fontes ficaram inalteradas, sendo exibidas da mesma forma que no Office tradicional.

Você pode criar e editar documentos, e as edições são salvas automaticamente – nem existe um botão “Salvar”, na verdade.

Caso você use o Office 2013 ou Office 365, pode continuar editando um documento de onde você parou em outro dispositivo – as mudanças são sincronizadas através do OneDrive. (Você também pode salvar localmente, claro.)

No documento, você pode inserir imagens, tabelas, formas, links, cabeçalho, notas de rodapé e números de página. Você pode arrastar a imagem para onde quiser, e ela se ajusta no texto.

Office para Windows 10 - editando documento no Word

Também há uma ferramenta para verificar ortografia, e você pode inserir comentários. É possível convidar outros usuários para editar o documento.

Office para Windows 10 - Word

O Word também possui um modo Leitura, e ganhou um botão Ideias que traz informações da web quando você seleciona uma palavra:

Office para Windows 10 - Ideias

Claro, há algumas limitações nesta versão gratuita do Word. O mais notável: você só pode abrir um documento por vez. Além disso, não é possível editar arquivos .doc (do Office 2003 e anteriores); mas você pode criar uma cópia em formato .docx e editá-la. E claro, recursos avançados – mala direta, etiquetas etc. – ficam restritos à versão tradicional do Office.

Há também alguns lugares onde a interface ainda não é muito intuitiva. Por exemplo, alguns recursos ficam escondidos, como a contagem de palavras:

Office para Windows 10 - criando documento no Word

Inserir uma tabela também não é muito prático. Ao clicar no botão “Tabela”, o Word insere uma grade 3×3. Se você quiser mais linhas ou colunas, precisa adicioná-las uma a uma. Espero que melhorem isso em futuras atualizações.

E para imprimir no Word, Excel e PowerPoint, o app envia o arquivo para um serviço online da Microsoft. Ele é processado e então enviado de volta para impressão. A empresa diz que “o conteúdo do seu arquivo nunca ficará correrá o risco de perder dados ou privacidade, e nós não armazenamos seu conteúdo em nossos servidores”.

PowerPoint

No PowerPoint para Windows 10, a história se repete: temos uma interface semelhante ao app para iOS e tablets Android; as edições são salvas automaticamente; e o programa mantém intacta a formatação das apresentações.

É possível editar o layout de cada slide, mudar a formatação do texto, inserir tabelas e formas, e usar a correção ortográfica.

Office para Windows 10 - layouts no PowerPoint

Você pode escolher entre 46 transições de slides diferentes:

Office para Windows 10 - transicoes no PowerPoint

Por enquanto, não é possível inserir animações dentro de cada slide. Ou seja, não há como fazer o texto aparecer linha após linha – ele surge todo de uma vez. Esse recurso deve vir em uma atualização futura, pois aparece em uma captura de tela oficial da Microsoft. (No modo apresentação, as animações já rodam normalmente se você as inseriu no PowerPoint tradicional.)

No modo apresentação, você pode desenhar traços com o mouse (ou uma caneta stylus). Se você estiver projetando o PowerPoint em outra tela, pode usar a caneta ou mouse como um apontador laser.

Office para Windows 10 - modo apresentacao

Quanto às principais limitações: você só pode abrir uma apresentação por vez, e não pode editar arquivos .ppt (é possível criar uma cópia em formato .pptx e editá-la).

Para visualizar arquivos .ppt, formato padrão no Office 2003 e anteriores, o PowerPoint envia o arquivo para um serviço online da Microsoft. A empresa explica neste link que “versões diferentes exigem alterações de formato de arquivo, de forma que você possa trabalhar com seus arquivos sem interrupção”.

Office para Windows 10 - enviando para nuvem

Excel

Como você deve imaginar, o Excel para Windows 10 tem uma interface semelhante ao app para iOS e tablets Android; salvas suas edições automaticamente; e mantém intacta a formatação das planilhas que consegue abrir (mais sobre isso abaixo).

Você pode inserir e excluir linhas e colunas; inserir tabelas; filtrar e organizar dados; e deixar comentários nas células.

Office para Windows 10 - inserindo colunas no Excel

O Excel para Windows 10 oferece inúmeras opções de fórmulas, como é de se esperar…

Office para Windows 10 - formulas no Excel

… e também permite criar gráficos com facilidade: basta selecionar os dados e clicar/tocar em “Recomendado” na aba Inserir. Também é possível escolher entre gráficos 2D e 3D, como no Excel tradicional.

Office para Windows 10 - graficos no Excel

A Microsoft promete que a versão final terá suporte a formatação condicional, tabelas dinâmicas (pivot tables) e minigráficos que cabem em uma célula (sparklines) – nada disso ainda está disponível no Preview.

Assim como nos outros apps, você só pode abrir uma planilha por vez, e não pode editar arquivos .xls (é possível criar uma cópia em formato .xlsx e editá-la).

Para visualizar arquivos .xls, formato padrão no Office 2003 e anteriores, o Excel envia o arquivo para aquele serviço online da Microsoft que mencionamos acima.

Office para Windows 10 - erro no Excel

E se a planilha tiver algum recurso avançado – como proteção de células, links para pastas de trabalho externas ou vínculos DDE – ela nem será aberta: você vai se deparar com uma mensagem de erro dizendo que “não é possível abrir o arquivo”. Macros também não funcionam. Se você for um usuário avançado de Excel, esta versão decididamente não é para você.

OneNote

Office para Windows 10 - OneNote

O OneNote para Windows 10 compartilha da interface Ribbon dos outros apps. (Ele já estava disponível há anos como um app de anotações pensado para o toque, mas tinha outro visual.)

O app permite salvar anotações e imagens sincronizadas através do OneDrive, e organizar tudo em seções e cadernos. Minha única reclamação é que ele não permite esconder a lista de páginas na barra lateral esquerda.

Há mais por vir

Office para Windows 10 - TellMe

A Microsoft avisa que “alguns recursos ainda não estão prontos, mas estarão em uma atualização futura”. Por exemplo, todos os apps vão oferecer o recurso TellMe, já presente no Office Online, que permite a você procurar por uma função digitando-a em um campo de busca.

Além disso, ainda teremos o Outlook para Windows 10, que usa a engine do Word para escrever e-mails; permite deletar e-mails deslizando-os para a esquerda; e administra suas agendas. Ele será semelhante aos apps para Android e iOS lançados na semana passada.

Outlook para Windows 10

A Microsoft avisa que “depois do Preview, algumas funcionalidades exigirão uma assinatura qualificada do Office 365”, sem dizer quais. Mas parece que os recursos básicos continuarão gratuitos.

Estes novos apps virão pré-instalados em smartphones e tablets de até 8 polegadas rodando Windows 10. Em tablets maiores, laptops e desktops, eles estarão “disponíveis para download a partir da Loja do Windows”.

A Microsoft continuará vendendo uma versão mais completa do Office: ela se chamará Office 2016 e está prevista para lançamento “no segundo semestre de 2015”. Assinantes do Office 365 receberão as atualizações gratuitamente.

[Blogging Windows via VentureBeat]


Compras realizadas nos links acima poderão fazer com que ganhemos uma porcentagem da operação.